Educação infantil e currículo
Um olhar sobre os olhares da produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.3.38667Palavras-chave:
educação infantil, currículo, documentos curriculares, prática pedagógicaResumo
O artigo analisa produção acadêmica nacional relativa à temática do currículo na Educação Infantil, tradicionalmente reconhecida como controversa na área e, ao mesmo tempo, central à consolidação da Educação Infantil enquanto etapa inicial da Educação Básica e à construção de propostas e práticas institucionais de qualidade para a infância. Essa centralidade materializa-se na instituição de documentos curriculares oficiais nas últimas décadas. Em meio às tensões que marcam as discussões sobre o tema, o que dizem as pesquisas que o tomam como objeto? Tomando como fonte a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD, o estudo buscou investigações que focalizam o currículo na/da Educação Infantil, entre 2009 e 2019. Foram identificados 45 trabalhos – dissertações e teses – com uma multiplicidade de focos e perspectivas: políticas públicas, práticas pedagógicas, processos de elaboração e desenvolvimento, fundamentos, diversidade humana, especificidades e direitos infantis. A diversidade da produção revela-se profícua à afirmação do currículo como tema fundamental à educação de crianças de zero a cinco anos, o que implica em mais estudos e mais compreensão junto às políticas, às propostas e às práticas pedagógicas.
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