Encontros Transculturais: uma leitura da construção da identidade de jovens na Amazônia Oriental Brasileira
Palavras-chave:
Encontros TransculturaisResumo
O encontro de diversas culturas e realidades socioeconômicas constitui-se num desafio central num contexto de crescente movimento de migração, marcado de pela busca incessante de novas possibilidades de subsistência e aumento de mobi-lidade e comunicação de pessoas na era da globalização. Esta dinâmica faz surgir, em nível mundial, inúmeros conflitos étnicos, religiosos, culturais e sociais em que as populações se opõem a influências culturais uniformizantes. A Universidade da Ama-zônia, em parceria com a Universidade de Hannover na Alemanha, propõe uma pes-quisa capaz de recuperar e compreender os diferentes processos formativos de identi-dade e sociabilidade vivenciados por jovens e adolescentes de 13 a 21 anos, de dife-rentes classes e contextos sociais, buscando contribuir na discussão internacional de parâmetros para uma educação pela democracia.Descritores – Democracia; educação; identidade; globalização; transculturalidade.
ABSTRACT – The meeting of diverse cultures and socio-economic realities is a challenge in a context of crescent movement of migration, characterized by the con-stant search for new possibilities of subsistence and the increase mobility and comunication of persons in the global era. This dynamics made emerge in a world level, several ethnics, religious, cultural and social conflicts where the populations made oppositions to uniform cultural influences. The Universidade da Amazônia in a part-nership with the Hannover University in Germany are proposing a research able to recuperate and comprehend the different formative processes of identity and sociabil-ity experienced by adolescents and youth from thirteen to twenty one years of age from different classes and social contexts, trying to help in the international discussion for democratic education.
Descriptors – Democracy; education; identity; globalization; transculturality.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.