Abordagens teóricas da Educação Física escolar
Limites para a proposição de uma formação humana omnilateral
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.2.35970Palavras-chave:
Educação Física escolar, abordagem Crítico-Superadora, formação humana omnilateralResumo
O presente estudo insere-se no campo das Teorias Críticas da Educação e desenvolve-se como uma reflexão à luz da Filosofia Social Marxiana. Traz para o debate o tema da formação humana omnilateral, articulado às proposições teóricas da Educação Física escolar e tem como objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, que orienta o trabalho teórico-metodológico para o ensino da Educação Física escolar, com a intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma proposta de formação humana omnilateral. Partimos do fio argumentativo da Filosofia Social marxiana e defendemos a tese de que, no campo teórico da Educação Física escolar, a proposição melhor construída na base filosófica do materialismo histórico é a abordagem Crítico-Superadora. No entanto, conforme a necessária autocrítica no processo de emancipação, percebemos a necessidade de uma ressignificação, a fim de que ela esteja mais perfeitamente adequada a um projeto formativo de alcance omnilateral.
Downloads
Referências
Castellani Filho, L. (2008). A Educação Física no Brasil: a história que não se conta. 15. ed. Campinas: Papirus.
Coletivo de Autores. (2009). Metodologia do Ensino da Educação Física. 2.ed.rev. São Paulo: Cortez.
Dangeville, R. (Org.). (1978). Crítica da Educação e do Ensino. Lisboa: Moraes.
Darido, S. C. (2003). Educação Física na Escola: questões e reflexões. São Paulo: Guanabara Koogan.
Escobar, M. O. (2009). Coletivo de Autores: a cultura corporal em questão. In: Metodologia do Ensino da Educação Física. 2 ed. rev. p. 121-133. São Paulo: Cortez.
Kant, I. (1996). Sobre a Pedagogia. Piracicaba: Editora Unimep.
Locke, J. (1998). Some Thoughts concerning Education; and, Of the Conduct of the Understanding. Indianapolis/Cambridge: Hacket Publishing.
Manacorda, M. (2010). Marx e a Pedagogia Moderna. 2. ed. Campinas: Alínea.
Marx, Karl. (1983). Instruções para os delegados do Conselho Geral Provisório. As diferentes questões. In: Marx, Karl; Engels, Friedrich. Obras escolhidas em três tomos. Tomo II. Lisboa: Avante; Moscovo: Progresso.
Nietzsche, F. (2005). Além do Bem e do Mal. São Paulo: Cia das Letras.
Oliveira, A. R.; Oliveira, N. A. (2014). Modelos de Formação Humana: paideia, Bildung, formação omnilateral. In: Percursos Hermenêuticos e Políticos: Homenagem a Hans-George Flickinger. Bombassaro, L. C; Dalbosco, C.; Hermann, N. (Orgs). Passo Fundo: Ed. UPF; Porto Alegre: Ed. PUCRS; Caxias do Sul: Ed. UCS, 2014. p. 208-222.
SILVA, W. J. L. (2011). Crítica à Teoria Pedagógica da Educação: para além da formação unilateral. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia. Salvador: 2011.
Soares, C. L. (2004). Raízes Europeias e Brasil. 39. ed. Campinas: Autores Associados.
Taffarel, C. N. Z. (1997). Perspectivas Pedagógicas em Educação Física. In: Guedes, O. C. (Org.). Atividade Física: uma abordagem multidimensional. João Pessoa: Ideia.
Taffarel, C. N. Z. et al. (2009). Coletivo de Autores: a cultura corporal em questão. In: Metodologia do Ensino da Educação Física. 2. ed. rev. p. 156-165. São Paulo: Cortez.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.