Saberes da docência universitária

Um estudo com professores de ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33909

Palavras-chave:

docência universitária, saberes docentes, professores de ensino de história

Resumo

Esta escrita, resultado de investigações realizadas por um grupo de pesquisadores, objetivou compreender a constituição dos saberes que são mobilizados nas práticas de ensino de professores atuantes na área de “história e ensino” do Curso de Licenciatura em História, ofertado por uma instituição de ensino superior (IES) pública cearense. Para tanto, levou-se em consideração aspectos da trajetória de vida, que estão para além de sua experiência acadêmica e profissional. Em face de privilegiar a abordagem qualitativa, escolhemos o Estudo de Caso como opção de caminho metodológico e, recorremos à pesquisa bibliográfica e documental, e, entrevistas semiestruturadas. Os resultados, analisados a partir da Análise de Conteúdo Temática, revelaram que os saberes mobilizados nas práticas de ensino dos professores investigados contemplam saberes da formação, da experiência, da ação pedagógica e sua constituição corrobora o caráter personalizado desses saberes que as pesquisas da área vêm mostrando.

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Biografia do Autor

Antônio Germano Magalhães Júnior, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutor e mestre em Educação (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil. Pesquisador CNPq e coordenador do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS-PPGE/UECE). Docente do PPGE da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil.

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutora e mestre em Educação (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Fortaleza, CE, Brasil.

Maria Terla Silva Carneiro dos Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Mestre e doutoranda em Educação (PPGE/UECE), em Fortaleza, CE, Brasil. Especialista em Metodologia do Ensino de História na mesma instituição. Professora de História Seduc/CE, em Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Júnior, A. G. M., Neta, M. de L. da S. ., & dos Santos, M. T. S. C. (2021). Saberes da docência universitária: Um estudo com professores de ensino de História. Educação, 44(2), e33909. https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33909

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