O legado da Educação Popular na formação da individualidade para si nas classes da Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.33111Palavras-chave:
Educação Popular, individualidade para si, Educação de Jovens e AdultosResumo
Este artigo delineia uma discussão teórica sobre a formação da individualidade para si na Educação de Jovens e Adultos, por meio de contribuições emanadas da Educação Popular. Entendendo a individualidade em si como a síntese espontânea das relações sociais e a individualidade para si como a síntese consciente de tais relações, apresentamos a individualidade para si como relevante possibilidade da formação do indivíduo da Educação de Jovens e Adultos, a partir da apropriação das produções humanas. Para tanto, lança-se mão de um retrospecto histórico, no sentido de melhor compreender os sentidos das iniciativas de Educação Popular e suas contribuições para a formação da individualidade para si nos educandos da Educação de Jovens e Adultos. Espera-se, com base nas construções deste texto, que os percursos já percorridos pela Educação de Jovens e Adultos, desde as iniciativas de Educação Popular até o momento atual de institucionalização da modalidade, contribuam com a promoção de uma Educação de Jovens e Adultos que possibilite, aos sujeitos sociais, o desenvolvimento de uma relação educativa consciente e não alienada consigo mesmos e com o mundo circundante, o que enseja a transição da individualidade em si para a individualidade para si.
Downloads
Referências
Arroyo, M. (2001). A educação de jovens e adultos em tempo de exclusão. Revista Alfabetização e Cidadania (11), 9-20. Recuperado de: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/178642/mod_resource/content/1/11.%20A%20EJA%20em%20tempos%20de%20exclus%C3%A3o.pdf
Brandão, C. R. (2002). A educação popular na escola cidadã. Petrópolis, RJ: Vozes.
Di Pierro, M. C. (2000). As políticas públicas de educação básica de jovens e adultos no Brasil do período 1985/1999 (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Duarte, N. (1999). A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo (2ª ed.). Campinas: Autores Associados.
Duarte, N. (2012). Crítica ao fetichismo da individualidade (2ª ed.). Campinas, SP: Autores Associados.
Duarte, N. (2013). A Pedagogia Histórico-crítica e a formação da individualidade para si. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, 5(2), 59-72. http://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9699
Duarte, N. (2013). A individualidade para si. Campinas, SP: Autores associados.
Fávero, O. (2003). Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos no Brasil de 1947 a 1966. Revista Cultural/SINPRO-Rio, 4(5), 04-19.
Freire, P. (1977). Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra.
Freire, P. (2006). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (34ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.
Gramsci, A. (1995). Concepção dialética da história (10ª ed.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Haddad, S; Di Pierro, M.C. (2000). Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, (14), 108-130. https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200007
Heller, A. (1991). Sociología de la vida cotidiana. Barcelona: Ediciones Península.
Heller, A. (2004). O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e terra.
Lukács, G. (1966). Estética: la peculiaridad de lo estético: cuestiones preliminares e de principio (2ª ed.). Barcelona: Grijalbo.
Paiva, V. P. (1983). Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola.
Saviani, D. (1982). Educação: do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados.
Saviani, D. (2008). Escola e democracia. Edição comemorativa. Campinas: Autores Associados.
Saviani, D. (2011). Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações (11ª ed.). Campinas, SP: Autores Associados.
Saviani, D; Duarte, N. (2012). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.