Infância e cidade: restrições e possibilidades

Autores

  • Manuel Jacinto Sarmento Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.31317

Palavras-chave:

Infância. Cidade. Cidadania. Direitos da criança. Sociologia da Infância.

Resumo

A maior parte das crianças do mundo vive em cidades. Estas, cada vez mais marcadas por fenômenos de superpopulação, congestionamento de tráfego, aumento de indicadores de poluição, de insalubridade e de risco. E a população urbana não tem parado de aumentar. Porém, não são apenas esses os fatores que influenciam a vida das crianças na cidade. Como a investigação sociológica da infância tem vindo a assinalar, a vida das crianças exprime a complexidade das realidades sociais contemporâneas, podendo associar-se aos contextos urbanos, tanto fatores de restrição da cidadania da infância quanto fatores de possibilidade. A partir da caraterização desses fatores, procura-se, neste texto, fundamentar políticas públicas que potenciam o bem-estar das crianças e a afirmação dos seus direitos em contexto urbano.

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Biografia do Autor

Manuel Jacinto Sarmento, Universidade do Minho

Professor do Departamento de Ciências Sociais da Educação - Instituto de Educação 

Membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança na Universidade do Minho 

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Sarmento, M. J. (2018). Infância e cidade: restrições e possibilidades. Educação, 41(2), 232–240. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.31317

Edição

Seção

Dossiê: Infância e cidade: diálogos com a educação