Desafios da docência universitária: um olhar de professores formadores
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30401Palavras-chave:
docência universitária, professor formador, carreira docente. universidade.Resumo
A pesquisa tem como objetivo identificar os desafios da carreira docente universitária apontados por professores formadores. A abordagem é qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionário com trinta e seis (36) professores que lecionam em cursos de licenciatura de uma universidade estadual do Paraná. Contou-se com a análise textual discursiva e os resultados apontam que os principais desafios enfrentados pelos formadores estão relacionados à preparação dos alunos para a graduação; condições profissionais e políticas públicas. A pesquisa também evidenciou que há muitas contradições no que tange ao papel que se almeja das instituições de ensino superior e o que realmente desempenham.
Downloads
Referências
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora.
Cardoso, M. E. (2011). Identidade(s) docente(s): aproximações teóricas. In D. A., Oliveira, M. E. Pini, & M. Feldfeber. (Orgs.). Políticas educacionais e trabalho docente: perspectiva comparada. (pp. 187-212). Belo Horizonte: Fino Traço.
Chauí, M. de S. (2001). Escritos sobre a universidade. São Paulo: UNESP. https://doi.org/10.7476/9788539303045
Cunha, A. C. (2015). Ser professor: bases de uma sistematização teórica. Chapeco: Argos.
Cunha, M. I. da. (2012). A indissociabilidade do ensino com a pesquisa e a extensão como referente da qualidade na universidade brasileira: um discurso em tensão. In M. I. da Cunha (Org.). Qualidade da graduação: a relação entre ensino, pesquisa e extensão e o desenvolvimento profissional docente (pp. 17-38). Araraquara: Junqueira & Marin.
Hey, A. P. (2008). Fronteira viva: o campo acadêmico e o campo político no Brasil. In M. L. N. de Azevedo (Org.). Políticas públicas e educação: debates contemporâneos (pp. 217-230). Maringá, PR: EDUEM.
Imbernón, F. (2011). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. v. 14. São Paulo: Cortez.
Krasilchik, M. (2009). Docência no ensino superior: tensões e mudanças. In S. G. Pimenta & M. I. de Almeida (Orgs.). Pedagogia universitária (pp 147-164). São Paulo: EdUSP.
Masetto, M. T. (2003). Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus.
Mendes, T. C., & Baccon, A. L. P. (2015). Tornar-se e ser professor: os desafios da docência. Revista Hipótese, Itapetininga, 1(4), 161-180.
Mendes, T. C., Clock, L. M., & Baccon, A. L. P. (2016). Aspectos positivos e negativos da profissão docente: entre a satisfação e o desejo do professor. Com a Palavra o Professor, Vitória da Conquista (BA), 1(1), 73- 92. https://doi.org/10.23864/cpp-v1-n1-33
Moraes, R. C. C. de. (1998). Universidade hoje - Ensino, pesquisa, extensão. Educação e Sociedade, Campinas, 19(63), 19-37. https://doi.org/10.1590/S0101-73301998000200003
Moraes, R. & Galiazzi, M. do C. (2011). Análise textual discursiva. (2. ed.) Ijuí: Unijuí.
Nóvoa, A. (1995). Formação de professores e profissão docente. In Os professores e sua formação. (2. ed., pp. 13-33). Lisboa: Dom Quixote.
Pimenta, S. G. & Anastasiou, L. das G. C. (2014). Docência no ensino Superior. (5. ed.). São Paulo: Cortez.
Severino, A. J. (2002). Educação e universidade: conhecimento e construção da cidadania. Interface, Comunicação, Saúde, Educação, 6(10), 117-24. https://doi.org/10.1590/S1414-32832002000100015
Soares, S. R. & Cunha, M. I. da. (2010). Formação do professor: a docência universitária em busca de legitimidade. Salvador: EDUFBA. https://doi.org/10.7476/9788523211981
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.