Um olhar sobre o discurso da formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2020.1.30226Palavras-chave:
ormação continuada, discurso, enunciado, sujeito.Resumo
Esta investigação procura discutir os saberes da formação continuada de professores do Centro de Capacitação de Professores (CECAPRO), da Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC), do município de João Pessoa. Com base nos conceitos de discurso e enunciado formulados por Michel Foucault (2008) e de diário de pesquisa de campo presente em René Lourau (1993), é tomado como analisador o Processo Licitatório nº 007663/2009. As análises focam a emergência da profissionalização docente, as áreas de seguimentos de atuação do professor no ensino fundamental e o perfil do professor formador. Conclui-se que os professores em formação, inscritos na prescrição do saber-fazer pedagógico, passam a ocupar, nos ditos do Processo Licitatório, lugares específicos e a disputar determinados discursos, pretensamente aceitos como neutros e verdadeiros.
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