Uma mirada sobre a produção científica nacional acerca do financiamento da educação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.29381Palavras-chave:
Financiamento da educação, Produção científica, Estado do conhecimentoResumo
O texto parte das seguintes questões: o protagonismo legal do tema ‘financiamento da educação’ reverbera na produção científica nacional? A academia tem dedicado esforços e espaço para pesquisas sobre o financiamento da educação, de modo a compreender os movimentos e arenas em torno dos quais o mesmo tem se constituído? Quais os assuntos emergentes ligados ao financiamento? E as eventuais lacunas? Para responder essas questões, elaborou-se uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de identificar e situar parte da produção científica nacional acerca do financiamento da educação, estabelecendo temas, tendências e lacunas. Foi realizado um levantamento junto ao Portal de Periódicos da CAPES, chegando-se a um conjunto de 149 artigos. Tal corpus documental foi examinado a partir da metodologia analítico-reconstrutiva, utilizando-se o procedimento da análise de conteúdo, através da técnica da análise temática, inserindo a pesquisa na perspectiva do ‘Estado do Conhecimento’. No que diz respeito ao exame dos artigos, foram estabelecidas três unidades: 1) o assunto; 2) a arena política e, 3) a análise procedimental e metodológica. Como conclusão, é possível indicar que as pesquisas sobre financiamento da educação – representadas em parte da produção científica nacional analisada – evidenciam: a) uma grande quantidade de artigos que discutem o financiamento aplicado aos diferentes níveis, etapas e modalidades da educação nacional; b) fica clara a perspectiva estado-centrista que a maioria dos textos carrega; c) é igualmente evidente a análise conjuntural é a mais utilizada. Por fim, assume-se que o tema ‘financiamento da educação’ ainda tem pouco lastro na produção acadêmica veiculada em periódicos não-especializados, quando comparado com outros temas.
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