História, política e educação: o novo modelo de escolarização primária em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28623

Palavras-chave:

Modelo escolar. Escola primária moçambicana. Espaço de debate.

Resumo

Este texto trata do modelo de escolarização primária em Moçambique, de 1975 a 1982, partindo da questão: até que ponto as mudanças organizacionais afetaram esse modelo, ao nível das políticas educativas e das propostas paradigmáticas? A metodologia consistiu na revisão bibliográfica e análise da revista Tempo. Concluímos que a escola primária moçambicana é um modelo político, que, em termos organizacionais é centro democrático e de formação do homem novo1. Ao nível da política educativa era um modelo a replicar. Em termos de propostas paradigmáticas, as relações entre os sujeitos (alunos e professores) deviam se basear no nacionalismo e na emancipação.

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Biografia do Autor

Octavio Jose Zimbico, Universidade Eduardo Mondlane, Maputo

Doutor em Educacao pela Universidade de Estado do Rio de Janeiro (2016)

Mestre em Administracao e Gestao da Educacao pela Universidade Eduardo Mondlane - Mocambique (2012)

Licenciado em Planejamento, Administracao e Gestao da Educacao pela Universidade Pedagogica - Mocambique (2005).

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Zimbico, O. J. (2019). História, política e educação: o novo modelo de escolarização primária em Moçambique. Educação, 42(1), 67–76. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28623

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