História, política e educação: o novo modelo de escolarização primária em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.28623Palavras-chave:
Modelo escolar. Escola primária moçambicana. Espaço de debate.Resumo
Este texto trata do modelo de escolarização primária em Moçambique, de 1975 a 1982, partindo da questão: até que ponto as mudanças organizacionais afetaram esse modelo, ao nível das políticas educativas e das propostas paradigmáticas? A metodologia consistiu na revisão bibliográfica e análise da revista Tempo. Concluímos que a escola primária moçambicana é um modelo político, que, em termos organizacionais é centro democrático e de formação do homem novo1. Ao nível da política educativa era um modelo a replicar. Em termos de propostas paradigmáticas, as relações entre os sujeitos (alunos e professores) deviam se basear no nacionalismo e na emancipação.
Downloads
Referências
CALONGA, Maurilio Dantielly. O Jornal e suas Representações: objeto ou Fonte da História? Comunicação & Mercado, Dourados, v. 1, n. 2, p. 79-87, nov. 2012. Edição especial.
Disponível em: http://www.unigran.br/mercado/paginas/arquivos/edicoes/1N2/7.pdf. Acesso em: 18 fev. 2017.
CASTIANO, José P.; NGOENHA, Severino. E. A longa marcha duma “Educação para Todos” em Moçambique. 3. ed. Maputo: PubliFix, 2013.
DOMINGOS, Alberto Bive. A educação e as organizações democráticas em Moçambique: experiências da revolução popular. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 227-251, jan./jun. 2015.
Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/6738. Acesso em: 18 fev. 2017.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Tradução: Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1972.
GÓMEZ, Miguel Buendia. Educação Moçambicana: história de um processo (1962-1984). Maputo: Universidade Eduardo Mondlane, 1999.
GONDRA, José Gonçalves. O Veículo de Circulação da Pedagogia Oficial da República: a Revista Pedagogica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 78, n. 188/189/190, p. 374-395, jan./dez. 1997.
Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/index.php/rbep/article/view/1061/1035. Acesso em: 18 fev. 2017.
IVASHITA, Simone Burioli. Fontes para a história da educação: a importância dos arquivos. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED – ANPED SUL, 10., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ANPED, 2014. [p. 1-18].
Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/144-0.pdf. Acesso em: 18 fev. 2017.
MAZULA, Brazão. Educação, Cultura e Ideologia em Moçambique: 1975-1985. Lisboa: Afrontamento & Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, 1995.
SANTANA, Jacimara Souza. A Participação das mulheres na Luta de Libertação Nacional de Moçambique em Notícias (Revista Tempo 1975-1985). Sankofa: Revista de História da África e de estudos da diáspora africana, n. 4, p. 67-87, dez. 2009.
Disponível em: http://www.revistas.usp.br/sankofa/article/viewFile/88746/91642. Acesso em: 18 fev. 2017.
TEMPOGRÁFICA. A propósito do 8 de março. Tempo, Maputo, n. 340, p. 60-64, 8 mar. 1977. Semanal.
TEMPOGRÁFICA. Ir à escola, uma conquista da revolução I. Tempo, Maputo, n. 289, p. 28-37, 8 abr. 1976a. Semanal.
TEMPOGRÁFICA. Ir à escola, uma conquista da Revolução II. Tempo, Maputo, n. 290, p. 34-39, 25 abr. 1976b. Semanal.
TEMPOGRÁFICA. Prioridades para Educação e Cultura. Tempo, Maputo, n. 78, p. 26-31, 1 fev. 1976. Semanal
TEMPOGRÁFICA. Trajetória do Sistema de Ensino em Moçambique. Tempo, Maputo, n. 563, p. 26-33. Semanal.
THURSFIELD, Richard Emmos. Henry Barnard’s American Journal of Education. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1945.
VINCENT, Guy; LAHIRE, Bernard; THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 1, n. 33, p. 7-47, jun. 2001.
Disponível em: http://www.piraquara.pr.gov.br/aprefeitura/secretariaseorgaos/educacao/uploadAddress/Sobre_a_histu00F3ria_e_a_teoria_da_forma_escolar%5B1273%5D.pdf. Acesso em: 18 fev. 2017.
ZIMBICO, Octávio José. Morre a Tribo e nasce a Nação? Política, Administração e História do Ensino Primário em Moçambique. 2016. 409f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2016.
Disponível em: https://docplayer.com.br/78231880-Universidade-do-estado-do-riode-janeiro-centro-de-educacao-e-humanidades-faculdade-deeducacao-octavio-jose-zimbico.html. Acesso em: 24 set. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.