Pós-Graduação no Brasil e nos Estados Unidos: Uma análise comparativa
Resumo
Este artigo compara a pós-graduação (PG) no Brasil e nos Estados Unidos de modo a demonstrar que o mestrado e o doutorado brasileiros não são cópias de programas americanos, como freqüentemente posto, mas, sim, resultados da combinação dos modelos americano e francês, ajustados às circunstâncias brasileiras. O trabalho descreve esses dois modelos, relata as experiências históricas americana e brasileira em relação à pós-graduação e discute fatores que diferenciam programas de PG nos dois países. Na conclusão, o autor afirma que o modelo “híbrido” desenvolvido no Brasil integra com êxito dois modelos tradicionais de forma complementar, produzindo sinergias valiosas. Descritores – Pós-graduação americana; pós-graduação brasileira; educação comparada.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.