Discursos sobre a inclusão digital

Autores

  • Raquel Goulart Barreto Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21771

Palavras-chave:

Análise de discurso. Tecnologia da informação e da comunicação. Democratização.

Resumo

O presente artigo visa ao encaminhamento de questões relativas aos discursos acerca da inclusão digital e está estruturado em quatro seções. A primeira delas compreende um conjunto de reflexões acerca do título e das palavras-chave, no contexto da temática específica. A segunda é dedicada à análise de discurso na condição de alternativa teórico-metodológica para a aproximação do objeto inclusão digital. A terceira discute o par inclusão/exclusão, questionando o pressuposto de que o primeiro elemento venha a superar o que tem sido posto como divisor digital nos vários sentidos assumidos pela expressão. Finalmente, a quarta seção sistematiza a análise da inclusão
como escolha lexical em múltiplas combinações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Goulart Barreto, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brasil) e professora na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brasil).

Referências

BALIBAR, Etienne. Les frontières de la démocratie. Paris: La Découverte, 1992.

BARRETO, Raquel Goulart; LEHER, Roberto. Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior “emerge” terciária. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 13, n. 39, p. 423 436, set./dez. 2008. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782008000300002

BARRETO, Raquel Goulart; LEHER, Elizabeth. O discurso da “inclusão”. In: BARRETO, Raquel Goulart. Tecnologias, discursos, educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. p. 39-58.

BARRETO, Raquel Goulart. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educação & Sociedade, v. 33, n. 121, p. 985-1002, dez. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302012000400004.

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loic. NewLiberalSpeak: notes on the new planetary vulgate. Radical Philosophy, 105, p. 2-5, 2001.

CAVALLARI, Juliana Santana. Equívocos que constituem o macrodiscurso político-educacional da inclusão. In: FERREIRA, Eliana Lucia; ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.) Discursos sobre a inclusão. Niterói: RJ: Intertexto, 2014. p. 11-50.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília, DF: Editora da UNB, 2001.

FAIRCLOUGH, Norman. Critical discourse analysis in researching language in the new capitalism: overdetermination, transdisciplinarity and textual analysis. 2003. Disponível em: http://www.ling.lancs.ac.uk/staff/norman/2003b.doc>. Acesso em: 10 jan. 2012.

FAIRCLOUGH, Norman. Critical discourse analysis. Marges linguistiques, n. 9, p. 76-94, 2005.

FAIRCLOUGH, Norman. Language and globalization. London: Routledge, 2006.

FERREIRA, Eliana Lucia; ORLANDI, Eni Puccinelli. (Org.) Discursos sobre a inclusão. Niterói, RJ: Intertexto, 2014.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. A antiética da vantagem e do jeitinho na terra em que Deus é brasileiro (o funcionamento discursivo do clichê no processo de onstituição da brasilidade). In: ORLANDI, Eni Puccinelli (Org.). Discurso fundador. Campinas, SP: Pontes, 1993.

LEHER, Roberto. Educação no capitalismo dependente ou exclusão educacional? In: MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima; SILVA, Vandei Pinto da; MILLER, Stela (Org.). Marx, Gramsci e Vigotski: aproximações. Araraquara, São Paulo: Junqueira & Marín, 2012. p. 223-252.

LIGHT, J. S. Rethinking the digital divide. Harvard Educational Review , v. 71, n. 4, p. 709-733, 2001. http://dx.doi.org/10.17763/haer.71.4.342x36742j2w4q82

LÖWY, Michel. A teoria do desenvolvimento desigual e combinado, outubro, nº 1, p. 73-80, 1998.

MAGALHÃES, Ligia Karam Corrêa. 2008. 275 f. Formação e trabalho docente: os sentidos atribuídos às tecnologias da informação e da comunicação. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes-UNICAMP, 1989. MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.

MATTELART, Armand. Sociedade do conhecimento e controle da informação e da comunicação. In: ENCONTRO LATINO DE ECONOMIA POLÍTICA DA INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CULTURA, 5., 2005, Salvador. Disponível em: <http://www.gepicc.ufba.br/enlepicc/ArmandMattelartPortugues.pdf>. Acesso em: 21 maio 2014.

MATTELART, Armand. Para que “nova ordem mundial da informação”? In: MORAES, Denis de (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. p. 233-246.

MCNALLY, David. Língua, história e luta de classe. In: WOOD, Ellen Meiksins; FOSTER, John Bellamy (Org.). Em defesa da história: marxismo e pós-modernismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. p. 33-50.

MORAES, Maria Célia Marcondes de. “A teoria tem consequências”: indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Educação & Sociedade, v. 30, n. 107, p. 585-607, maio/ago. 2009.

ORWELL, George. Animal farm. London: Longman, 1979. PFIFFER, Cláudia Castellanos. Políticas públicas: educação e linguagem. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 53, n. 2, p. 149-155, jul./dez. 2011.

PINKETT, Randall. Framing the digital divide. 2001. Disponível em: <http://tcla.gseis.ucla.edu/divide/politics>. Acesso em: 10 abr. 2014.

SAVIANI, Dermeval. O Plano de desenvolvimento da Educação: análise do Projeto do MEC. Educação & Sociedade, v. 28, n. 100, p. 1231-1255, out. 2007. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302007000300027

VAIDHYANATHAN, Siva. A googlelização de tudo (e por que devemos nos preocupar). São Paulo: Cultrix, 2011.

WALLER, Tim. ICT and social justice: educational technology, global capital and digital divides. The Journal for Critical Education Policies Studies (JCEPS), v. 5, n. 1, may 2007. Disponível em: <http://www.jceps.com/PDFs/05-1-11.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2014.

WORLD BANK. Lifelong learning in the global knowledge economy: challenges for developing countries. 2003. Disponível em: http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/

TOPICS/EXTEDUCATION/0,,contentMDK:20283504~menuPK:617592~pagePK:148956~piPK:216618~theSitePK:282386,00.html>. Acesso em: 21 abr. 2014.

WORLD BANK Education Strategy 2020: Learning for all: investing in people’s knowledge and skills to promote development. 2011. Disponível em: http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/TOPICS/EXTEDUCATION/0,,content MDK:22474207~menuPK:282402~pagePK:210058~piPK:21

~theSitePK:282386,00.html>. Acesso em: 22 abr. 2014.

Downloads

Publicado

2016-02-25

Como Citar

Barreto, R. G. (2016). Discursos sobre a inclusão digital. Educação, 38(3), 319–328. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21771

Edição

Seção

Dossiê - In/exclusão Digital e Educação