Para uma arqueologia da prática escolar na educação da infância

Autores

  • Magali Reis Universidade Estadual de Campinas
  • Lenise Maria Ortega Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Julia Calvo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Mariana Veríssimo Université d'Aix-Marseille

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20091

Palavras-chave:

Arqueologia. Prática escolar. Educação. Formação de professores. Cultura material.

Resumo

As reflexões apresentadas neste artigo decorrem das experiências de pesquisa e extensão universitária desenvolvidas em instituições de Ensino Fundamental e Educação Infantil. A ideia de trabalhar com a Arqueologia das Práticas Escolares surgiu a partir de nossa imersão nos campos de investigação científica nas escolas, da observação e do registro de inúmeras práticas escolares, as quais, ao final do ano letivo, perdem-se, não havendo sistematização e produção de acervo do rico material produzido. Buscam-se, na arqueologia, os conceitos, e métodos de coleta de dados para se pensar as possibilidades de constituição de acervos digitais que possibilitem a análise da produção material do ensino na educação básica, delimitando o campo de indagação à “Escola de Infância” compreendida como a Educação Infantil (EI) e os anos iniciais do Ensino Fundamental (EF). E parte-se do entendimento que a articulação e as políticas de transição entre essas escolas necessitam ser repensadas continuamente.

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Biografia do Autor

Magali Reis, Universidade Estadual de Campinas

Doutora e Pós Doutora em Educação, na área de concentração: Sociedade e Cultura, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação da Infância, Cultura e Sociedade (CNPq). É membro associada da International Sociological Association (ISA) , da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED), e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente com os temas: Sociologia da Educação - Infância, Cultura e Currículo; Fundamentos da Educação Infantil; Formação de Profissionais para a Educação, Metodologia de Pesquisa.

Lenise Maria Ortega, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1991) e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998). Possui Estudos Avançados (primeira etapa do doutorado) em Ciências da Educação pela Universidad de Extremadura (2000-2003). Tem significativa experiência na docência e na assessoria pedagógica do Ensino Superior, em cursos da graduação e da pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, na área da Educação. Concentra seus estudos e pesquisas na área de Formação Docente, Métodos de Ensino, Ensino e Pesquisa.

Julia Calvo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Ciências Socias pela PUC Minas, Mestre em Educação pela UFMT e Graduada e licenciada em Historia, pela PUC Minas. Atualmente é professora adjunto IV da PUC Minas e pesquisadora do Instituto Histórico Israelita Mineiro. Desenvolve pesquisas no campo da História, Memória e Patrimônio Cultural, Educação e presença judaica em Minas Gerais, século XVIII e nas primeiras décadas do século XX, em Belo Horizonte. Coordena a área de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Espaço Dignidade e Cidadania na PUC Minas em Contagem.

Mariana Veríssimo, Université d'Aix-Marseille

Possui doutorado em Filosofia pela Université d´Aix-MarseilleI-França, realizado com bolsa da Capes e Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, pela Faculdade de Educação da UFMG. Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em PEDAGOGIA nesta mesma Universidade. Professora Adjunto IV e atua no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (2012 e atual). Concebeu e Coordena o Núcleo de Apoio Pedagógico da PUC-Minas- Naped-Pucminas. Coordena o curso de Pós-Graduação Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento. Coordena o PIBID no Curso de Pedagogia/PUCMINAS. Foi Chefe do Departamento de Educação e Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUC-MINAS (gestão 2011-2013). Atuou (2011) na Comissão para elaborar a política da avaliação do desempenho escolar no âmbito da PUCMINAS e na Comissão visando a reformulação das normas acadêmicas do ensino de graduação. Atuou na comissão para Elaboração de matrizes de provas do componente de Formação Geral do ENADE. Foi Coordenadora do grupo de avaliação e pesquisa da PUC MINAS que atua no Projeto UCA Total/Tiradentes-FNDS (2010-2012); Desenvolve pesquisas principalmente nas áreas seguintes: Ergologia, Trabalho e Educação, Políticas Públicas de Educação, Didática e formação de professores, Gestão e Coordenação Escolar e Educação de Adultos.

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

Reis, M., Ortega, L. M., Calvo, J., & Veríssimo, M. (2016). Para uma arqueologia da prática escolar na educação da infância. Educação, 39(1), 113–120. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20091

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