Um estudo sobre escolas eficazes no Brasil e na Itália: o que realmente importa na opinião dos pais, alunos, professores e gestores

Autores

  • Paulo Sergio Garcia Faculdade de Educação da universidade de São Paulo
  • Nelio Bizzo Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.20063

Palavras-chave:

Melhoria das escolas. Desempenho dos alunos. Fatores escolares.

Resumo

Este estudo investiga os fatores escolares que explicam o desempenho acadêmico dos estudantes sob a visão dos grupos envolvidos no processo de formação: família, alunos, professores e gestores. Um estudo de caso, coletando dados por meio de entrevistas, foi realizado em duas escolas, uma no Brasil e outra na Itália, onde seus alunos apresentaram alto rendimento acadêmico. Os resultados revelaram que não há um fator isolado que explique o desempenho e, sim, múltiplos fatores, formando um campo magnético que sustenta e apoia a aprendizagem e o rendimento dos estudantes. Doze fatores na realidade brasileira e 11 na italiana foram citados por todos os grupos como explicativos do alto desempenho, sendo o principal fator o professor. Esses dados são relevantes para os especialistas, que podem utilizá-los em formação inicial e continuada, mas, sobretudo, para os gestores, utilizando-os na melhoria de suas escolas.

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

Garcia, P. S., & Bizzo, N. (2017). Um estudo sobre escolas eficazes no Brasil e na Itália: o que realmente importa na opinião dos pais, alunos, professores e gestores. Educação, 40(1), 83–96. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.20063

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