Da educação especial à educação inclusiva: esclarecendo as palavras para definir as práticas

Autores

  • Eric Plaisance Universidade de Paris V

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20049

Palavras-chave:

Educação especial. Necessidades educativas especiais. Integração. Educação inclusiva.

Resumo

O artigo propõe uma análise crítica da evolução das palavras e expressões utilizadas no campo da educação para as crianças com necessidades especiais: deficiência, especial, necessidades educativas especiais, integração, inclusão. Faz referências tanto às organizações internacionais como às especificidades francesas e, por fim, problematiza as ambiguidades, contradições e desafios da educação inclusiva. As palavras fazem as coisas, estruturam realidades sociais e até mesmo criam instituições. Portanto, é indispensável que os profissionais da Educação, mas também os da Saúde, estejam atentos para descobrir em suas próprias práticas os obstáculos que ainda subsistem à participação de todos nos espaços de vida compartilhados.

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Publicado

2015-11-10

Como Citar

Plaisance, E. (2015). Da educação especial à educação inclusiva: esclarecendo as palavras para definir as práticas. Educação, 38(2), 230–238. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20049

Edição

Seção

Dossiê - Educação Especial e Psicanálise