Professores e textos na Argentina: o lugar no ensino escolar de línguas estrangeiras entre 1880 e 1930
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.18085Palavras-chave:
Línguas estrangeiras. Formação de professores. Livro didático. Dispositivos de visibilidade.Resumo
O artigo apresenta as diversas vozes que, entre 1880 e 1939, constituíram, na Argentina, a formação discursiva sobre o que significa ser professor/a de línguas estrangeiras. Destaca-se a imagem do/a professor/a solicitada na escola, o lugar do livro didático como dispositivo de visibilidade dos ideais daquela época. Nesse sentido, apresenta-se uma contextualização histórica, analisam-se documentos autênticos desse período com a finalidade de indagar o lugar concedido à escola, ao/à professor/a de língua estrangeira e ao livro didático. Os livros analisados foram editados na Argentina e levados para as aulas a partir de 1938 aproximadamente. A análise faz visíveis três topos discursivos: ordem, tranqüilidade e pulcritude, fortemente entrelaçados entre eles, seguindo o ideário daquela época.Downloads
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