Sentidos sobre ser professor: a escola do professor-pioneiro em Cláudia-MT
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.18083Palavras-chave:
Educação. Ensino público. Professor-pioneiro. Análise de discurso.Resumo
Este artigo é resultado da pesquisa realizada na cidade de Cláudia, Mato Grosso, cuja proposta foi investigar como os professores construíram a história do sistema educacional em suas práticas pedagógicas na primeira década (1978-1988) de colonização e que sentidos deram à educação. Com o aporte teórico da Análise de Discurso pêcheuxtiana, levantaram-se efeitos de sentido sobre o ensino público, o papel do professor-pioneiro e a escola que se formou dentro deste contexto. Conclui-se que a escola do professor-pioneiro foi resultado de uma luta política que se estabeleceu entre a comunidade e o poder público. A comunidade participou construindo a escola e indicando moradores para que trabalhassem como professores enquanto o poder público fornecia material didático-pedagógico, assessorava e qualificava os professores em sala de aula.Downloads
Referências
COLONIZADORA SINOP S.A. Histórico da Gleba Celeste – 5ª parte: Cidade Cláudia. Sinop, s.d. 5 fls.
COLONIZADORA SINOP S.A. Plano de loteamento da Cidade Cláudia. Prefeitura Municipal de Sinop-MT. 10 fev. 1983. 7 fls.
CORACINI, Maria José (Org.). Identidade e discurso: (des)cons-
truindo subjetividades. Campinas: Unicamp; Chapecó: Argos Editora Universitária, 2003.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. v. 1.
GUIMARÃES, Eduardo. Semântica do acontecimento: um estudo enunciativo da designação. Campinas: Pontes, 2002.
INDURSKY, Freda. Formação discursiva: ela ainda merece que lutemos por ela? In: SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO: mapeando conceitos, confrontando limites, 2., 2005,
Porto Alegre. O campo da Análise do Discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites, 2005. Disponível em: www.discurso.ufrgs.br/sead2/doc/freda.pdf - Acesso em: 15 maio 2006.
MTNews. Cláudia. Disponível em: www.mtnews.com.br/cidades/claudia.htm - Acesso em: 24 maio 2004.
MUTTI, Regina Maria Varini. Análise de discurso e ensino de português: o que interessa ao professor. Entrelinhas – a revista do Curso de Letras, Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, ano 2, n. 1, jan./abr. 2005. p. única. Disponível em: http://www.entrelinhas.unisinos.br/index.php?e=1&s=9&a=5 - Acesso em: 16 ago. 2009.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Identidade linguística escolar. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afir-
mação do óbvio. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, Françoise; HAK, Tony (Org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed.
Campinas: Unicamp, 1997. p. 61-161.
PÊCHEUX, Michel. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre et al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999. p. 49-57.
PÊCHEUX, Michel. O Discurso: estrutura ou acontecimento. 3. ed. Campinas: Pontes, 2002.
SOUZA, Edison Antônio de. Sinop – história, imagens e relatos: um estudo sobre a sua colonização. Cuiabá: EdUFMT, 2004.
MALDONADO, Roseli de Moura. Roseli de Moura Maldonado: depoimento. [06 jun. 2004]. Entrevistadora: Cristinne Leus Tomé. Cláudia, MT, 2004. 1 microcassete sonoro (1h41min56s). Regravado em 1 CD-ROM. Entrevista concedida para a Tese de Doutorado sobre a Educação de Cláudia-MT entre 1978 e 1988.
PRÁ, Aleixa Kowal de. Aleixa Kowal de Prá: depoimento. [06 jun. 2004]. Entrevistadora: Cristinne Leus Tomé. Cláudia, MT, 2004. 1 microcassete sonoro (1h41min24s). Regravado em 1 CD-ROM. Entrevista concedida para a Tese de Doutorado sobre a Educação de Cláudia-MT entre 1978 e 1988.
SANTOS, João Olegário dos. João Olegário dos Santos: depoimento. [12 mar. 2004]. Entrevistadora: Cristinne Leus Tomé. Cláudia, MT, 2004. 1 microcassete sonoro (1h17min15s). Regravado em 1 CD-ROM. Entrevista concedida para a Tese de Doutorado sobre a Educação de Cláudia-MT entre 1978 e 1988.
VOLLBRECHT, Vilson. Vilson Vollbrecht: depoimento. [29 fev. 2004]. Entrevistadora: Cristinne Leus Tomé. Cláudia, MT, 2004. 1 microcassete sonoro (1h07min33s). Regravado em 1 CD-ROM. Entrevista concedida para a Tese de Doutorado sobre a Educação de Cláudia-MT entre 1978 e 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.