Imagens de crianças: travessias do universo infantil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.17764Palavras-chave:
Infância. Crianças. Produções imagéticas.Resumo
Este artigo apresenta o deslocamento do olhar sobre crianças e infância. Propõe se a refletir sobre esses lugares com as imagens produzidas por elas, com elas e com o que elas apresentam. As imagens, capturadas por crianças da pré-escola, no contexto da pesquisa intitulada “As crianças e suas experiências matemáticas: em busca do que atravessa o espelho”, compõem a metodologia, que se chamou de pesquisa como experiência. Refletir por meio das imagens produzidas por elas pode ser disparador para pensar a criança, a infância, e o que a partir dela toca, afeta, mobiliza o educador nesse movimento de travessias do universo infantil. Além disso, as imagens ajudam a pensar na possibilidade de uma formação docente que seja infantil, uma formação de professores da infância.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história. Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2013.
BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Obras escolhidas II. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, 2002.
CARROL, Lewis. Alice. Aventuras de Alice no País das Maravilhas e Através do Espelho. Edição comentada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997. Vol 4.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Editora Escuta, 1998.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: Imago, 2005.
KOHAN, Walter. Infância, entre a Educação e a Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
KOHAN, Walter. Infância, estrangeiridade e ignorância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Danças, piruetas e mascaradas. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
LEITE, César Donizetti Pereira. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
LEITE, César Donizetti Pereira. Cinema, educação e infância: fronteiras entre educação e emancipação. Fermentário, v. 2, n. 7, 2013.
LEITE, César Donizetti Pereira; LEITE, Adriana Regina Isler Pereira. Imagens como epígrafe: imagens lúdicas de experiência infantil. RevistAlephn, ano XI, n. 22, dez. 2014. Disponível em: <http://www.filoeduc.org/viicife/adm/impressos/trabalhos/TR130.pdf>. Acesso: 09 set. 2014.
MASSCHELEIN, Jan. E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Revista Educação & Realidade, v. 33, n. 1, p. 35-48, jan./jun. 2008.
RANCIÈRE. Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
SCHÉRER, René. Infantis. Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.