Comunidade de aprendizagem profissional: tensões nos processos de desenvolvimento profissional de mentoras
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.14500Palavras-chave:
Programa de Mentoria Online. Comunidade de aprendizagem profissional. Mentores. Formadores. Desenvolvimento profissional da docência.Resumo
Por meio de uma pesquisa, pautada num modelo construtivo-colaborativo de interação pesquisadoras-professores, buscou-se identificar e compreender as tensões vivenciadas por formadoras (professoras experientes) ao atuarem como mentoras on-line de professoras iniciantes dos primeiros anos do ensino fundamental. O estudo fundamentase, teoricamente, sobre aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência. Foram consideradas como dados de pesquisa as narrativas contidas nas correspondências virtuais entre mentoras e professoras iniciantes durante um período de quatro anos, bem como os registros das interações entre mentoras e pesquisadoras em encontros semanais. As tensões vivenciadas pelas mentoras foram identificadas e analisadas a partir de dúvidas, divergências, desacordos e resistências. Os focos considerados foram: configuração da identidade de mentoras como sendo a de formadoras; construção de uma base específica de conhecimento; desenvolvimento de atividades on-line do programa; domínio de conhecimentos específicos; experiência prévia como formadoras.
Downloads
Referências
ACHINSTEIN, B.; ATHANASES, S. Z. Focusing new teachers on diversity and equity: toward a knowledge base for mentors. Teaching and Teacher Education, v. 21, p. 843-862, 2005. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2005.05.017.
BERLINER, D. Learning about and learning from expert teachers. International Journal of Educational Research, v. 35, n. 5, p. 463-482, 2001. http://dx.doi.org/10.1016/S0883-0355(02)00004-6.
BORKO, H.; PUTNAM, R. Learning to teach. In: BERLINER, D. C. ALFEE, R. C. (Eds.). Handbook of Educational Psychology. New York: McMillan, 1996. p. 673-708.
CARROL, D. Learning through interactive talk: a schoolbased mentor teacher group as a context for professional learning. Teaching and Teacher Education, v. 21, p. 4457-473, 2005. http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2005.03.005
CLARK, C. et al. Collaboration as dialogue: teacher and researchers engaged in conversation and professional development. American Educational Research Journal, v. 33, n. 1, p. 193-232, 1996. http://dx.doi.org/10.3102/00028312033001193
CLARK, C. et al. Continuing the dialogue on collaboration. American Educational Research Journal, v. 37, n. 4, p. 785-791, 1998. http://dx.doi.org/10.3102/00028312035004785
COCHRAN-SMITH, M.; FRIES, K. Researching teacher education in changing times: politics and paradigms. In: COCHRAN-SMITH, M.; ZEICHNER, K. M. (Eds.). Studying Teacher Education. The Report of the AERA Panel on Research and Teacher Education, Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2005.
COLE, A. L.; KNOWLES, J. G. Teacher development partnership research: a focus on methods and issues. American Educational Research Journal, v. 30, n. 3 (?), p. 473-495, 1993.
COCHRAN-SMITH, M. Learning and unlearning: the education of teacher educators. Teaching and Teacher Education, v. 19, p. 5-28, 2003. http://dx.doi.org/10.1016/S0742-051X(02)00091-4
DARLING-HAMMOND, L.; BARATZ-SNOWDEN, J. (Eds.). Preparing teachers for a changing world. What teachers should learn and be able to do. The National Academy of Education.San Francisco: Jossey-Bass, 2005.
DAY, C. Pasión por enseñar. Madri: Narcea S.A. Ediciones, 2007.
FAIRBANKS, C. M.; DUFFY, G. D.; FAIRCLOTH, B. S.; HE, Y; LEVIN, B.; ROHR, J.; STEIN, C. Beyond knowledge: exploring why some teachers are more thoughtfully adaptive than others, Journal of Teacher Education, v. 61, n. 1-2, p. 61-171, 2010. http://dx.doi.org/10.1177/0022487109347874
GALLUCCI, C. Theorizing about responses to reform: the role of communities of practice in teacher learning. An occasional paper. Center for the Study of Teaching and Policy, 2003. Disponível em: www.ctpweb.org. Acesso em: 20 ago. 2005.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Unesco, 2011.
GROSSMAN P.; WINEBURG, S; WOOLWORTH, S. What makes teacher community different from a gathering of teachers. An occasional paper. Center for the Study of Teaching and Policy, 2000. Disponivel em: www.ctpweb.org. Acesso em: 14 jan. 2006.
HAMMERNESS, K. et al. How teachers learn and develop. In: DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J. (Eds.). Preparing teachers for a changing world. What teachers should learn and be able to do. The National Academy of Education, San Francisco: Jossey-Bass, 2005. p. 358-89.
HARGREAVES, D. (The knowledge-creating school. British Journal of Educational Studies, v. 47, n. 2, p. 122-144, 1999. 1999. http://dx.doi.org/10.1111/1467-8527.00107
KENNEDY, M. Knowledge and vision in teaching. Journal of Teacher Education, v. 57, p. 205-211, 2006. http://dx.doi.org/10.1177/0022487105285639
KNOWLES, J. G.; COLE, A. L.; PRESSWORD, C. S. Through preservice teachers’ eyes: exploring field experiences through narrative and inquiry. Nova Scotia, Canada: Backalong Books, Halifax, 2008.
MARCELO, C. Las tecnologías para la innovación y la práctica docente. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, jan.-mar. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000100003 MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. R.; LIMA, E. L.; TANCREDI, R. M. S. P.; MELLO, R. R.; REYES, C.; MARTUCCI, E. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos, SP: EDUFScar, 2010.
MURRAY, J.; MALE, T. Becoming a teacher: evidence from the field. Teaching and Teacher Education, v. 21, n. 2, p. 125-142, 2005.
PACHECO, J. A. B.; FLORES, M. A. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.
REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. P. Programa de Apoio aos Educadores: Espaço de Desenvolvimento Profissional. Projeto de extensão vinculado ao Núcleo Universidade-Escola e ao Programa de Apoio à Extensão Universitária Voltado às Políticas Públicas – PROEXT2003/SESu-MEC., 2003.
REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S.; MIZUKAMI, M. G. N. Desenvolvimento profissional de professores iniciantes em um programa de mentoria online: experiências de ensino e aprendizagem (EEA) como ferramentas investigativas e formativas. Revista e-Curriculum, v. 12 n. 01, jan./abr. 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum. Acesso em: 13 maio 2015.
SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, 1987. http://dx.doi.org/10.17763/haer.57.1.j463w79r56455411
VAILLANT, D. Formação de formadores: estado da prática. Documentos de trabalho, n. 25. Preal (Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe), 2003. Disponível em: http://www.preal.org/docs-trabajo/VaillantN31.pdf.
VILLEGAS-REIMERS, E. Teacher professional development: an international review of literature. Paris: Unesco/International Institute for Educational Planning, 2003.
WENGER, E.; WHITE, N.; SMITH, J. D. Digital habitats: stewarding technology for communities. CPsquare Portland, OR, 97206, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.