Democracia política, democracia escolar e educação para os direitos humanos

Autores

  • Carlos Alberto Vilar Estêvão Instituto de Educação da Universidade do Minho

Palavras-chave:

direitos humanos, democracia como direitos humanos, democracia escolar, educação para os direitos humanos

Resumo

O autor parte de uma contextualização do actual estado da democracia política em muitos países ditos avançados e da astenia a que se assiste nessas democracias em termos de vivência dos direitos. A partir daqui, o autor investe na apresentação e análise de algumas concepções de democracia, com relevo para a deliberativa e a comunicativa e, também, para a democracia enquanto direitos humanos. Tendo como pano de fundo este enquadramento, o último ponto deste artigo debruça-se sobre a democracia escolar e linhas estruturantes de uma educação para os direitos humanos.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Vilar Estêvão, Instituto de Educação da Universidade do Minho

Professor Catedrático na Universidade do Minho. Publicou 47 artigos em revistas especializadas e 28 trabalhos em actas de eventos, possui 11 capítulos de livros e 11 livros publicados. Possui 30 itens de produção técnica. Participou em 23 eventos no estrangeiro e 38 em Portugal. Recebeu 3 prémios e/ou homenagens. Nas suas actividades profissionais interagiu com 14 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

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Publicado

2013-02-15

Como Citar

Estêvão, C. A. V. (2013). Democracia política, democracia escolar e educação para os direitos humanos. Educação, 36(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/faced/article/view/12296

Edição

Seção

Dossiê - Educação em Direitos Humanos: diferentes enfoques e sentidos em negociação