Sobre a arquitetura teórica do Serviço Social... ... entre transgressões e demarcações de fronteiras disciplinares

Autores

  • Karin Böllert Universidade de Bielefeld
  • Werner Thole Universidade de Kassel

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.3.16524

Palavras-chave:

Teoria da práxis. Processos de construção da teoria. Pedagogia social. Serviço Social. Práticas empírico-reflexivas.

Resumo

Karin Böllert e Werner Thole em seu texto fazem uma reflexão sobre o processo empírico-reflexivo de construção de teoria no Serviço Social vinculado à “teoria da práxis”. As práticas, o enquadramento organizacional, a perspectiva dos destinatários bem como os efeitos e efeitos colaterais do Serviço Social profissional podem ser assim captados empiricamente e contextualizados teoricamente. Eles não tentam avaliar o processo de construção da teoria segundo formas convencionais de teorização, mas defendem um processo específico de construção da teoria em Pedagogia Social através da modelagem de uma cultura de pesquisa independente. Essa cultura de pesquisa sociopedagógica tem como tema de sua reflexão tanto o processo de construção da teoria como a prática sociopedagógica. As reflexões sobre a “teoria sociopedagógica da práxis” são explicitadas com base nas perspectivas de pesquisa “Serviço Social como construção de bem-estar” e “Etnografia da práxis e de práticas sociopedagógicas”. Os autores constatam que o processo de construção da teoria coloca o Serviço Social no centro do interesse empírico devido aos processos de ajuda, formação e educação concretamente realizados.

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Biografia do Autor

Karin Böllert, Universidade de Bielefeld

Karin Böllert é doutora em Pedagogia pela Universidade de Bielefeld (Alemanha), catedrática para educação de adultos na Universidade de Münster (Alemanha); suas áreas de interesse são: desenvolvimento de teoria em Pedagogia Social, Serviço Social, políticas sociais, profissões e assistência a crianças e jovens

Werner Thole, Universidade de Kassel

Werner Thole é livre-docente em Pedagogia Social, catedrático de Serviço Social com ênfase em educação não formal na Universidade de Kassel (Alemanha); suas áreas de interesse são: questões teóricas e da profissão em Pedagogia Social, teoria e práxis na assistência a crianças e jovens, educação não formal e juventude

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Publicado

2014-03-03

Como Citar

Böllert, K., & Thole, W. (2014). Sobre a arquitetura teórica do Serviço Social. . entre transgressões e demarcações de fronteiras disciplinares. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 13(3), 458–476. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.3.16524