Pesquisa (ação) participante e convergências disciplinares Reflexões a partir do estudo do orçamento participativo no sul do Brasil

Autores/as

  • Danilo R. Streck Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.3.16525

Palabras clave:

Convergências disciplinares. Orçamento participativo. Diálogo de saberes. Disciplinas.

Resumen

O texto tem como premissa que a realidade social – como fenômeno multifacetado e em movimento – exige uma abordagem metodológica que permite identificar o objeto de investigação na tensão entre totalidade e especificidade. O conceito “convergências disciplinares”, emprestado de Orlando Fals Borda, sugere o encontro de disciplinas e de saberes não-disciplinares para a compreensão da realidade. Faz-se breve revisão histórica, abrangendo os trabalhos de Fals Borda (Colombia), Freire (Brasil) e do Tavistock Institute (Inglaterra). A perspectiva de convergência é exemplificada com a pesquisa sobre o orçamento participativo no estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Na conclusão aponta-se para o desafio de uma nova relação com a realidade social que, por sua vez, implica uma nova relação com os diversos lugares de produção do conhecimento e uma nova relação destes lugares entre si.

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Biografía del autor/a

Danilo R. Streck, Unisinos

Doutor em Fundamentos Filosóficos da Educação pela Rutgers University (New Jersey, EUA) e professor no PPG em Educação da Unisinos, em São Leopoldo, RS, Brasil. Entre suas publicações recentes estão A new social contract in a Latin American education context (Palgrave/McMillan) e Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia (org.) (Autêntica).
A pesquisa contou com apoio do CNPq e da Fapergs

Publicado

2014-03-03

Cómo citar

Streck, D. R. (2014). Pesquisa (ação) participante e convergências disciplinares Reflexões a partir do estudo do orçamento participativo no sul do Brasil. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 13(3), 477–495. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.3.16525