Contando histórias, produzindo verdades

reflexões sobre livros infantis brasileiros acerca da adoção publicados entre 2002 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2024.1.45806

Palavras-chave:

Literatura infantil, Adoção, Interseccionalidade

Resumo

Este estudo se propõe a analisar dez livros infantis publicados no Brasil entre 2002 e 2022, investigando as representações da adoção e da família, as posições sociais dos envolvidos no processo de adoção e a intersecção com marcadores sociais da diferença (gênero, raça e classe). O estudo é qualitativo e tem como base a perspectiva de que a literatura infantil desvela e reconstrói as realidades sociais. A relevância da pesquisa reside na possibilidade de ampliar o conhecimento sobre como a temática da adoção é representada na literatura infantil brasileira, refletindo sobre o seu gesto de narrar a vida, os arranjos de convivência, a produção de memórias, percebendo as marcações de poder, as zonas de silenciamento, as produções das subjetividades e os enlaces com os contextos sociais presentes nesses processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Paula Ponte, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil.

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Capinas, SP, Brasil; mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE, Brasil; pós-doutorado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, RJ, Brasil. Pós-doutoranda em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB), em Brasília, DF, Brasil.

Alessandra de Andrade Rinaldi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ, Brasil.

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, RJ, Brasil. Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, RJ, Brasil.

André Luíz Coutinho Vicente, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestre e doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Referências

Ahmed, Sara. 2010. The promise of happiness. Duke University Press. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822392781

Cademartori, Lígia. 2009. O professor e a literatura para pequenos, médios e grandes. Autêntica.

Candido, Antônio. 2011. O direito à literatura. In Vários Escritos, organizado por Antônio Candido. 5. ed. Ouro sobre Azul.

Carneiro, Sueli. 2015. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. Selo Negro.

Carsten, Janet. 2014. A matéria do parentesco. R@U – Revista de Antropologia da UFSCar 6 (2): 103-18. https://doi.org/10.52426/rau.v6i2.125. DOI: https://doi.org/10.52426/rau.v6i2.125

Carsten, Janet. 2007. Constitutive Knowledge: tracing trajectories of information in new contexts of relatedness. Project Muse, Scholarly Journals 80 (2): 403-26. https://doi.org/10.1353/anq.2007.0020. DOI: https://doi.org/10.1353/anq.2007.0020

Cuthbert, Denise, Katy Murphy, e Marian Quartly. 2009. Adoption and feminism: towards framing a feminist response to contemporary developments in adoption. Australian Feminist Studies 24 (62): 395-419. https://doi.org/10.1080/08164640903289302. DOI: https://doi.org/10.1080/08164640903289302

Dantas, Ana. 2014. A adoção de Júlia. Editora do Brasil.

Deszcz-Tryhubczak, J., e Macarena García-González. 2023. Thinking and doing with childism in children's literature studies. Children and Society 37 (4): 1037-51. https://doi.org/10.1111/chso.12619. DOI: https://doi.org/10.1111/chso.12619

Dias, Lucimar Rosa. 2019. Azizi: o presente precioso. Escarlate.

Eiterer, Carmem Lúcia. 2011. O menino que não nasceu da barriga da mãe. RHJ.

Emediato, Fernanda. 2020. A menina sem cor. Aletria.

Fonseca, Claudia. 2009. Abandono, adoção e anonimato: questões de moralidade materna suscitadas pelas propostas legais de “parto anônimo”. Sexualidade, Salud y Sociedad (1): 30-62.

Fonseca, Claudia. 2010. Direito às origens: segredo e desigualdade no controle de informações sobre a identidade pessoal. Revista de Antropologia 53 (2): 493-526. https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2010.36434. DOI: https://doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2010.36434

Fonseca, Claudia. 2019. (Re)Descobrindo a adoção no Brasil trinta anos depois do Estatuto da Criança e do Adolescente. Runa, 40 (2): 17-38. https://doi.org/10.34096/runa.v40i2.7110 DOI: https://doi.org/10.34096/runa.v40i2.7110

García-González, Macarena. 2020. Dealing with the “otherness” of your own children. Spanish children’s books about transnational adoption. In Family stories and children’s literature: parentage, transmission or reinvention?, organizado por Rose-May Pham Dinh e Virginie Douglas. Peter Lang.

Gomes, Nilma L. 2002. Corpo e cabelo como ícones de construção da beleza e da identidade negra nos salões étnicos de Belo Horizonte. Tese em Antropologia Social, Universidade de São Paulo (USP).

Gomes, Nilma L. 2008. Sem perder a raíz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Autêntica.

González, Lélia. 1983. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In Movimentos sociais urbanos, minorias étnicas e outros estudos, organizado por Luiz Antonio Machado da Silva, 223-44. Anpocs.

hooks, bell. 2019. Teoria feminista: da margem ao centro. Perspectiva.

Lajolo, Marisa. 2001. Do real ao maravilhoso: o que é literatura infantil. Editora Moderna.

Leitão, Miriam. 2015. Flávia e o bolo de chocolate. Rocco Pequenos Leitores.

Mignot-Lefebvre, Yvonne. 1987. Transferts des technologies de communication et développement. Tiers monde, 28 (111): 485-749. https://doi.org/10.3406/tiers.1987.4501. DOI: https://doi.org/10.3406/tiers.1987.4501

Miller, Daniel. 2013. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Companhia das Letras.

Parr, Todd. 2009. Somos um do outro: um livro sobre adoção e família. Panda Books.

Pinho, Juliana de P. 2021. A criança que nasceu do coração. Vitória: Cousa.

Ponte, Vanessa Paula. 2023. Infâncias entre cortes e espelhos: beleza, consumo e subjetivação numa etnografia com crianças. Tese em Ciências Sociais, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Rinaldi, Alessandra de A. 2010. A “nova cultura da adoção”: o papel pedagógico dos Grupos de Apoio à Adoção no município do Rio de Janeiro. Jurispoiesis 13: 13-37.

Rinaldi, Alessandra de A. 2014. Da homossexualidade à ‘homoafetividade’: trajetórias adotivas no Rio de Janeiro. Interseções: revista de Estudos Interdisciplinares 16 (2): 283-306. https://doi.org/10.12957/irei.2014.16591. DOI: https://doi.org/10.12957/irei.2014.16591

Rinaldi, Alessandra de A. 2017. Adoção unilateral: função parental e afetividade em questão. Acervo: revista do Arquivo Nacional 30 (1): 223-39.

Rinaldi, Alessandra de A. 2019. Adoção: políticas para a infância e juventude no Brasil? Sexualidad, Salud y Sociedad 33: 273-94. https://doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2019.33.13.a. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-6487.sess.2019.33.13.a

Rinaldi, Alessandra de A. 2021. L'idéal et le réel: la parentalité adoptive et les expériences d’adoptants à Rio de Janeiro. In Des imaginaires aux réalités conjugales et familiales: perspectives interdisciplinaires et Internationales, organizado por Laurence Charton e Chantal Bayard. Presses de L´Université du Québec.

Rinaldi, Alessandra de A. Giulia Escuri, André Luiz C. Vicente, e Juliana N. da Rocha. 2023. O fazer da “entrega voluntária”: moralidades, acusações e biopolítica sobre corpos que gestam. Antropolítica, 55 (2): 137-60. https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56464. DOI: https://doi.org/10.22409/antropolitica.i.a56464

Rinaldi, Alessandra de A., Juliana B. de Souza, e Thainá R. de Freitas. 2022. Diálogo entre os saberes antropológicos e jurídicos. In Curso de Sociologia Jurídica, organizado por Lier P. Ferreira, Ricardo Guanabara e Vladimyr L. Jorge. Freitas Bastos.

Tavares, Cristiane e Chris Mazzota. 2019. Aos olhos do mar. Escarlate.

Trancredi, Mariana. 2018. Lui e Mila: era uma vez duas irmãs unidas pelo amor. Cia. das Letrinhas.

Yamashita, Tereza, e Luiz Bras. 2020. Ganhei uma menina. FTD.

Zilberman, Regina. 2016. Leituras para a infância no século 21 brasileiro. FronteiraZ: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (17): 22-42.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

Ponte, V. P., de Andrade Rinaldi, A., & Coutinho Vicente, A. L. (2024). Contando histórias, produzindo verdades: reflexões sobre livros infantis brasileiros acerca da adoção publicados entre 2002 e 2022. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 24(1), e45806. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2024.1.45806

Edição

Seção

Arranjos Contemporâneos de Convivência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)