Mulheres em luta e a educação de crianças pequenas em uma ocupação urbana

Perspectivas anticoloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42245

Palavras-chave:

Infância, Mulheres, Estudos anticoloniais, Ocupações urbanas, Educação infantil

Resumo

Tendo como referência os campos teóricos dos estudos anticoloniais e dos estudos da infância, o presente artigo parte da escuta de educadoras moradoras de uma ocupação urbana em Belo Horizonte e analisa as relações entre a luta por moradia e o direito à educação infantil. Para tanto, são analisados dados de uma pesquisa de doutorado que teve como espaço de investigação uma creche comunitária localizada nesse território. Os resultados do estudo apontam para: os atravessamentos da luta feminista e o papel das mulheres na reivindicação pelos direitos das crianças; a singularidade na oferta da educação infantil no contexto de uma ocupação urbana; e a pertinência da lente anticolonial para a compreensão dos processos de reivindicação de direitos de crianças e mulheres em um movimento social urbano.

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Biografia do Autor

Bárbara Ramalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil. Professora na mesma instituição.

Levindo Diniz Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, MG, Brasil. Professor na mesma instituição.

Luciana Maciel Bizzotto, Faculdade de Educação da UFMG – Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil e doutora em Educação pela mesma instituição.

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

Ramalho, B., Diniz Carvalho, L., & Bizzotto , L. M. (2023). Mulheres em luta e a educação de crianças pequenas em uma ocupação urbana: Perspectivas anticoloniais. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 23(1), e42245. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42245

Edição

Seção

A infância urbana nas Ciências Sociais: problemáticas e desafios metodológicos