Conexões literárias
construindo pontes de aprendizagens para a vida
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.45846Palavras-chave:
multiletramentos, TDICs, gêneros textuais, empreendedorismo, projeto de vidaResumo
Este relato apresenta o processo e os resultados do projeto “Conexões Literárias – Construindo Pontes de Aprendizagens para a vida”, que estimula o pensamento criativo-lógico e crítico dos estudantes com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), não somente no âmbito escolar, mas também atendendo crianças de uma instituição filantrópica de apoio à criança com Câncer, fomentando o empreendedorismo e projeto de vida. Esse projeto utilizou as tecnologias digitais de forma integrada ao conteúdo curricular, com ênfase nos gêneros textuais e educação financeira, fundamentando-se teoricamente em documentos basilares da educação brasileira e em autores que desenvolveram pesquisas das áreas de letramento, multiletramentos e das TDICs.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CARMELINO, Ana Cristina. Humor, multimodalidade e hibridismo: elementos característicos do gênero guia. Intersecções, Jundiaí, ano 6, n. 2, p. 68-88, nov. 2013.
FERRARI, Ana Claudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da Educação Midiática. 1. ed. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.
FONSECA, Vitor da. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Petrópolis: Vozes; 2008.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Multiletramento engajado na prática do bem viver. Linguagem em discurso, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 125-145, 2022. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-220109-8421. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/KmYMbTKgh4MLvKvqMBMCQRk/?lang=pt#. Acesso em: 21 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-220109-8421
LIGOCKI, Carolina Simões Lopes. LUNES, Silvana Maria Silva. Programa Oficina das finanças na escola. São Paulo: FTD; 2021.
FRANCISCO, Antônio; CASTRO, José. Meu amigo paladar. Natal: Comunique, 2016.
GUIMARÃES, Glaucia; CORRÊA, Ligia Karam de Magalhães; BARRETO, Raquel Goulart. Textos Multimidiáticos na Escola. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br. Acesso em: 21 mar. 2024.
ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
União Marista do Brasil. Matrizes Curriculares de educação básica do Brasil Marista: linguagens, códigos e suas tecnologias. Organizador: União Marista do Brasil. Curitiba: Pucpress, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.