Os adolescentes e a participação no Clube de Filosofia
Palavras-chave:
Adolescência, Contemporaneidade, Educação integral, CurrículoResumo
A significativa adesão e efetiva participação de um grupo de adolescentes do 8o do Ensino Fundamental de uma escola privada de Porto Alegre/RS no Clube de Filosofia, proposto como atividade extraclasse chamou a atenção nos anos de 2015 e 2016. O presente estudo buscou definir o perfil desses adolescentes nos dois anos de existência do Clube, bem como entender a motivação e a significação a partir da experiência vivenciada. Neste artigo, é apresentado o resultado da pesquisa qualitativa realizada com os participantes e a análise da proposta do Clube de Filosofia, amparando os entendimentos em referenciais teóricos sobre contemporaneidade, adolescência, educação integral e currículo, com a intenção de entender como esses sujeitos adolescentes, ocupados com a construção de suas identidades, assumiram esse compromisso e encontraram, no Clube de Filosofia, um espaço para aprender e conviver.
Downloads
Referências
ARAUJO MONTEIRO, Roberta et al. O processo adolescente e as funções parentais na realidade contemporânea. Diaphora, v. 12, n. 1, p. 107-113, out. 2014. Disponível em: <http://www.sprgs.org.br/diaphora/ojs/index.php/diaphora/article/view/53>. Acesso em: 04 mar. 2017.
BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventudes: conversas com Riccardo Mazeo. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2012.
BAUMAN, Zygmunt. 44 carta do mundo líquido moderno. Tradução de Vera Pereira. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2013.
GADOTTI, Moacir. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Nova Edição Revista e Ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.