Educação e informação na sociedade do conhecimento no século XXI: algumas considerações acerca dos mediadores da informação
Palavras-chave:
Mediação da informação. Sociedade do conhecimento. Educação.Resumo
Com o crescimento da quantidade de publicações se fez necessário preparo de recursos humanos para fazer a mediação, que aqui conceituamos como “mediadores da informação”. Este artigo se propõe a discutir brevemente acerca dos mediadores da informação na Sociedade do conhecimento, com foco na sua ação educativa na contemporaneidade. Foi realizada revisão de literatura sobre os temas concernentes. Este texto busca incitar o assunto, mas ainda há muitas nuanças a serem discutidas, tendo em vista a atualidade dos conceitos abordados.
Downloads
Referências
CARVALHO, Isabel Cristina Louzada; KANISKI, Ana Lúcia. A sociedade do conhecimento e o acesso à informação: para que e para quem? Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 33-39, set./dez. 2000.
ISSA, Maria Helena Cuppari. A competência do educador na pauta do novo milênio. Caderno Marista de Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 94-100, 2001.
LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. 2. ed. rev. atual. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
SHEDROFF, Nathan. Information interaction design: a unified field theory of design. In: JACOBSON, Robert (org.). Information Design, London: MIT Press, 1999.
SILVA, Alzira Karla Araújo da. A sociedade da informação e o acesso à educação: uma interface necessária a caminho da cidadania. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 1, n. 2, 2001. Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/295/218>.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.




