Educação e informação na sociedade do conhecimento no século XXI: algumas considerações acerca dos mediadores da informação
Palabras clave:
Mediação da informação. Sociedade do conhecimento. Educação.Resumen
Com o crescimento da quantidade de publicações se fez necessário preparo de recursos humanos para fazer a mediação, que aqui conceituamos como “mediadores da informação”. Este artigo se propõe a discutir brevemente acerca dos mediadores da informação na Sociedade do conhecimento, com foco na sua ação educativa na contemporaneidade. Foi realizada revisão de literatura sobre os temas concernentes. Este texto busca incitar o assunto, mas ainda há muitas nuanças a serem discutidas, tendo em vista a atualidade dos conceitos abordados.
Descargas
Citas
CARVALHO, Isabel Cristina Louzada; KANISKI, Ana Lúcia. A sociedade do conhecimento e o acesso à informação: para que e para quem? Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 3, p. 33-39, set./dez. 2000.
ISSA, Maria Helena Cuppari. A competência do educador na pauta do novo milênio. Caderno Marista de Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 94-100, 2001.
LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. 2. ed. rev. atual. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.
SHEDROFF, Nathan. Information interaction design: a unified field theory of design. In: JACOBSON, Robert (org.). Information Design, London: MIT Press, 1999.
SILVA, Alzira Karla Araújo da. A sociedade da informação e o acesso à educação: uma interface necessária a caminho da cidadania. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 1, n. 2, 2001. Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/295/218>.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Caderno Marista de Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.