Formação continuada para uso da tecnologia educacional
Palavras-chave:
Professor. Tecnologias da Informação e Comunicação. Formação Continuada.Resumo
O mundo contemporâneo passa por constantes transformações e reconstruções, carregado de esperanças e incertezas. Isso se manifesta claramente na aproximação entre educação e tecnologias da informação e comunicação, exigindo um sistema educacional renovado, em que os professores precisam estar preparados, atualizados e informados para interagirem na sociedade atual, a chamada sociedade da informação ou do conhecimento. O presente artigo trata da importância da formação continuada dos professores no uso das tecnologias educacionais na prática pedagógica, a fim de oportunizar a aproximação docente com a tecnologia para vivenciar possibilidades e experiências articuladas ao desenvolvimento das ações em sala de aula e assim transpor para a prática a aprendizagem construída na formação.
Downloads
Referências
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 14.ed. Campinas: Papirus, 2008.
MATA, Maria Lutgarda. Informática na educação: realismo e utopia: tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, 1992.
MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
______. Aprendizagem significativa. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran /significativa.htm>. Acesso em: set. 2008.
______. O professor no contexto das novas tecnologias da comunicação e da informação. Canoas: s.d., 1997.
SANCHO J. M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
VALENTE, J. A. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista brasileira de informática na educação, São Leopoldo, n. 1, set. 1997.
______. Diferentes usos do computador na educação. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.