Formação continuada para uso da tecnologia educacional
Keywords:
Professor. Tecnologias da Informação e Comunicação. Formação Continuada.Abstract
O mundo contemporâneo passa por constantes transformações e reconstruções, carregado de esperanças e incertezas. Isso se manifesta claramente na aproximação entre educação e tecnologias da informação e comunicação, exigindo um sistema educacional renovado, em que os professores precisam estar preparados, atualizados e informados para interagirem na sociedade atual, a chamada sociedade da informação ou do conhecimento. O presente artigo trata da importância da formação continuada dos professores no uso das tecnologias educacionais na prática pedagógica, a fim de oportunizar a aproximação docente com a tecnologia para vivenciar possibilidades e experiências articuladas ao desenvolvimento das ações em sala de aula e assim transpor para a prática a aprendizagem construída na formação.
Downloads
References
MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 14.ed. Campinas: Papirus, 2008.
MATA, Maria Lutgarda. Informática na educação: realismo e utopia: tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, 1992.
MORAN, José Manuel. A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
______. Aprendizagem significativa. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran /significativa.htm>. Acesso em: set. 2008.
______. O professor no contexto das novas tecnologias da comunicação e da informação. Canoas: s.d., 1997.
SANCHO J. M.; HERNÁNDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
VALENTE, J. A. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista brasileira de informática na educação, São Leopoldo, n. 1, set. 1997.
______. Diferentes usos do computador na educação. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).