A formação continuada no serviço de coordenação de turno
Um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40799Palabras clave:
Formação continuada, Coordenação de turno, ImplementaçãoResumen
O presente relato apresenta uma proposta, que foi vivenciada na prática, sobre a formação dos educadores da coordenação de turno em um colégio particular da cidade de Novo Hamburgo/RS. A formação continuada dentro da escola é tema de muito estudo e análises na educação, principalmente através de autores como Antônio Nóvoa e Maurice Tardiff, ainda assim, os estudos estão voltados para professores e/ou estudantes, e quase nunca para os educadores da escola. Esta lacuna existente traz a possibilidade de pensar e estruturar novas propostas de intervenção sustentadas pelos eixos fundantes das concepções teóricas supracitadas. A construção desses blocos formativos se sustentou em temáticas que estão diretamente vinculadas à atuação profissional dos membros participantes: comunicação não violenta, disciplina positiva, educação inclusiva, mediação de conflitos e saúde mental. Esse movimento formativo apresentou uma relevante aproximação dos profissionais com suas práticas diárias, permitindo-lhes refletir sobre suas atuações e identificar pontos de melhoria na prática profissional.
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