Sequências didáticas e possibilidades de uma prática pedagógica interdisciplinar
Palabras clave:
Metodologias, Sequência didática, InterdisciplinaridadeResumen
O presente artigo apresenta uma análise de sequências didáticas elaboradas coletivamente por docentes de uma escola privada de Educação Básica da cidade de Cachoeira do Sul/RS. O objetivo desta análise é indicar os pontos de conexão e diálogo existentes nas sequências didáticas que oportunizam a aplicação de uma prática pedagógica interdisciplinar por área do conhecimento. A produção das sequências didáticas por área do conhecimento caracteriza um processo metodológico que visa unir os componentes da mesma área por meio de um eixo integrador, considerando os conteúdos nucleares de cada componente curricular. As sequências foram analisadas e discutidas por meio de uma metodologia de pesquisa qualitativa utilizando a análise de conteúdo para descrever e interpretar o conteúdo dos documentos e textos. Por meio dessa análise, é possível reinterpretar as mensagens e atingir uma compreensão de seus significados num nível que vai além de uma leitura comum em relação ao objeto de pesquisa. A análise oportunizou identificar que o processo interdisciplinar está impregnado de atitudes e sentidos. Sentidos esses que se referem a vários aspectos, por vezes formais, presentes no planejamento docente, e, por vezes, não formais, presentes no processo de elaboração e concepção. Também foi possível observar a necessidade de variar os suportes, as atividades e as práticas de sala de aula, visando, cada vez mais, a construção e a reelaboração de produções, tanto dos estudantes quanto dos educadores, de novas e significativas aprendizagens, em um processo resiliente individual e coletivo.
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