As relações de afeto vinculadas à aprendizagem
Palabras clave:
Afetividade, Aprendizagem, EducaçãoResumen
O presente artigo tem por finalidade refletir sobre a influência das relações de afeto no processo de aprendizagem dos estudantes no ambiente escolar. A partir de pesquisa bibliográfica, buscou-se identificar as interfaces da pedagogia na perspectiva da afetividade e suas contribuições para a construção do conhecimento e para a educação de valores e das relações em geral que permeiam os espaços escolares.
Descargas
Citas
DIAS, Marli Mendes. O lugar da afetividade no cotidiano escolar. São Paulo: 2007. Disponível em: <http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_opinião.php?> Acesso em: 02 fev. 2017.
FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artmed, 2014.
GÓMEZ, Ana Maria Salgado. Dificuldades de aprendizagem: detecção e estratégias de ajuda. Cultural S.A, 2014.
MACEDO, Lino de. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? São Paulo: Artmed, 2005.
MOSQUERA, Juan José Mouriño; STOBÄUS, Claus Dieter. A cognição e a afetividade no ato pedagógico: aspectos propositivos para a educação marista. In: BONHEMBERGER, Marcelo; MENTGES, Manuir (Orgs). Educação Marista: perspectivas e desafios. 1. ed. São Paulo: FTD,2016.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997. Disponível em: <portal.mec.gov.br>. Acesso em: 27 fev. 2017.
PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. Organização e tradução do original SALTINI, Cláudio J.P.; CAVENAGHI, Doralice B. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Matrizes curriculares da Educação Básica do Brasil Marista: área de linguagens, códigos e suas tecnologias. Curitiba: PUCPR, 2016.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação Básica. Brasília: Umbrasil, 2010.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. 5. ed. Martins Fontes: São Paulo, 1994.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Caderno Marista de Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.