Semana Amarela – tua vida é importante!
Palabras clave:
Escuta, Ação Docente, Juventudes, CuidadoResumen
O relato de experiência descreve uma semana de atividades voltadas à valorizçaão da escuta as quais nascem do rpocesso de escuta e acompanhamento que a Escola em questão oferta como desenvolvimento de seu pilar de Desenvolvimento Humano. O relato tem significado em função dos conteúdos que neste tempo de isolamento social e adptação a novos ambientes de aprendizagem foram sendo acolhidos pelos educadores da Escola. A base de condução tem relação com a crença em aspectos da aprendizagem relacional e promoção do desenvolvimento integral da pessoa. O público alvo deste relato são os estudantes de Ensino Fundamental II e Ensino Médio da Instituição em questão. A experiência das autoras, em Educação e Psicologia Escolar, pauta a análsie de tais relatos e da significação de valor que o trabalho trouxe para a Escola e seus educadores.
Descargas
Citas
A INVENÇÃO DE HUGO CABRET. Martin Scorsese. EUA: Paramount Pictures, 2011. 128 min.
DUNKER, C.; THEBAS, C. O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.
MAFFESOLI, Michel. Saturação. Tradução de Ana Goldberger. São Paulo: Iluminuras; Itaú Cultural, 2010.
MAFFESOLI, Michel. O Tempo das Tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4. ed. Rio de
Janeiro: Forense Universitária, 2010.
MALWEE 50 ANOS - viva com todo o seu coração. 2018. 1 vídeo (3 min 20 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AKz5W53vuX4. Acesso em: 1 set. 2020
MOURA, M. Suzana de Souza.; GIANNELLA, V. A Arte de Escutar: nuances de um campo de práticas e de conhecimento. Revista Terceiro Incluído, Goiás, v. 6, n. 1, p. 9-24, 20 maio 2017. Disponível em: https://www.
revistas.ufg.br/teri/article/view/40739. Acesso em: 1 set. 2020. https://doi.org/10.5216/teri.v6i1.40739
O LAR DAS CRIANÇAS PECULIARES. Tim Burton. EUA: 20th Century Studios, 2016. 123 min.
RAGGI, Nathália. Juventudes na Contemporaneidade: identidades, identificações, Nomadismos. Rev. Bras.
Adolescência e Conflitualidade, João Pessoal, n. 2, p. 78-93, 2010. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/adolescencia/article/view/212
REGUILLO, Rossana. Emergencia de Culturas Juveniles: estratégias del desencanto. Colômbia: Cultura Libre, 2007. Disponível em: https://www.iberopuebla.mx/sites/default/files/bp/documents/emergencia_de_culturas_juveniles_estrategias_del_desencanto_0.pdf
SMITH, Kell. Mudei. 2019. Disponível em: https://www. youtube.com/watch?v=Pft-hqumyS0. Acesso em: 1 set. 2020.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a Educação Básica. Brasília: UMBRASIL, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Caderno Marista de Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.