Gestão educacional: formação integral e excelência acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.46371Palavras-chave:
excelência acadêmica, formação integral, gestão educacional.Resumo
O presente artigo, produzido a partir da oficina realizada no Encontro de Gestores do Marista Brasil em 2024, está centrado na discussão da Gestão Educacional na perspectiva da Formação Integral e da Excelência Acadêmica. A partir de referenciais maristas de educação e de gestão educacional na contemporaneidade, este artigo apresenta múltiplas dimensões da gestão educacional, como enfoques e indicadores amplos, abordando desafios e possibilidades para assegurar a formação integral, compreendida como excelência acadêmica, nas escolas maristas.
Downloads
Referências
Comissão Internacional de Missão Marista. Formar Bons Cristãos e Cidadãos Virtuosos – VII Mensagem da Comissão Internacional de Missão Marista. Roma: CIMM, 2021. Disponível em: https://champagnat.org/pt/formar-bons-cristaos-e-cidadaos-virtuosos-vii-mensagem-da-comissao-internacional-de-missao-marista. Acesso em: 20 mar. 2024.
INEP-MEC. Indicadores da qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_indqua.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.
KAMPFF, A. J. C.; RAMIREZ, R. E.; AMORIM, L. R. de. A universidade enquanto (não)lugar: reflexões sobre fatores de engajamento e lugarização de estudantes. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 347-360, 2019. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.33128. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/33128. Acesso em: 20 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.33128
UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.