Gestão educacional: formação integral e excelência acadêmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.46371

Palavras-chave:

excelência acadêmica, formação integral, gestão educacional.

Resumo

O presente artigo, produzido a partir da oficina realizada no Encontro de Gestores do Marista Brasil em 2024, está centrado na discussão da Gestão Educacional na perspectiva da Formação Integral e da Excelência Acadêmica. A partir de referenciais maristas de educação e de gestão educacional na contemporaneidade, este artigo apresenta múltiplas dimensões da gestão educacional, como enfoques e indicadores amplos, abordando desafios e possibilidades para assegurar a formação integral, compreendida como excelência acadêmica, nas escolas maristas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Justin Cerveira Kampff, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Ciência da Computação pela mesma instituição. Graduada em Informática - Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Exerce atualmente o cargo de Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada na PUCRS. Professora Titular da PUCRS, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Membro do Centro de Estudos em Educação Superior e do Grupo de Pesquisa ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital.

Referências

Comissão Internacional de Missão Marista. Formar Bons Cristãos e Cidadãos Virtuosos – VII Mensagem da Comissão Internacional de Missão Marista. Roma: CIMM, 2021. Disponível em: https://champagnat.org/pt/formar-bons-cristaos-e-cidadaos-virtuosos-vii-mensagem-da-comissao-internacional-de-missao-marista. Acesso em: 20 mar. 2024.

INEP-MEC. Indicadores da qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa, 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_indqua.pdf. Acesso em: 20 mar. 2024.

KAMPFF, A. J. C.; RAMIREZ, R. E.; AMORIM, L. R. de. A universidade enquanto (não)lugar: reflexões sobre fatores de engajamento e lugarização de estudantes. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 347-360, 2019. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.33128. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/33128. Acesso em: 20 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2018.2.33128

UNESCO. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília: UNESCO, 2015.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

Cerveira Kampff, A. J. (2024). Gestão educacional: formação integral e excelência acadêmica. Caderno Marista De Educação, 15(1), e46371. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.46371

Edição

Seção

Dossiê Temático: Prêmio Educador Inovador 2023