Pensamento computacional na educação infantil

articulando saberes entre os campos de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.45852

Palavras-chave:

pensamento computacional, educação infantil, brincar.

Resumo

Em 2022, o Colégio Marista Rosário iniciou o projeto que consiste no estudo e na exploração do pensamento computacional com as crianças da educação infantil por meio de práticas pedagógicas que possam compor um cenário produtivo, criativo, lúdico e intelectual. Embasado em pesquisadores que acreditam na aprendizagem criativa, na resolução de problemas, na interação entre os pares, na cooperação, na solução de hipóteses e no desenvolvimento do raciocínio lógico, observou-se que o pensamento computacional estimulou várias habilidades e se inter-relacionou com diversos campos de experiência, proporcionando uma aprendizagem questionadora e investigativa.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Cavedini, Colégio Marista Rosário, Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Informática na Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora de Tecnologias Educacionais do Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Glauce Cristine Pires Bencke, Colégio Marista Rosário, Porto Alegre, RS, Brasil.

Especialista em Alfabetização Teoria e Práxis (FAPA), em Porto Alegre, RS, Brasil. Especialista em Gestão
Curricular Marista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Coordenadora Pedagógica do Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: out. 2021.

BRACKMANN, Christian. Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/172208. Acesso em: out. 2021.

COLÉGIOS E UNIDADES SOCIAIS DA REDE MARISTA. Diretrizes da Educação Infantil Marista. Organizado por Ir. Manuir José Mentges e Loide Pereira Trois. Autoria de Aline Aparecia Zanatta et al. Gerência Educacional. Porto Alegre: CMC, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

RESNICK, Mitchel. Jardim de Infância para a vida toda: por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos. Tradução: Mariana Casetto Cruz; Lívia Rulli Sobral. Revisão técnica: Carolina Rodeghiero; Leo Burd. Porto Alegre: Penso, 2020.

RAABE, André Luís Alice.; BRACKMANN, Christian Puhlmann; CAMPOS, Flávio Rodrigues. Currículo de referência em tecnologia e computação: da educação infantil ao ensino fundamental. Centro de Inovação para a Educação Básica, 2018.

TICON, Sabrina Cota da Silva; MÓL, Antônio Carlos de Abreu; LEGEY, Ana Paula. Atividades plugadas e desplugadas na educação infantil no desenvolvimento do pensamento computacional. Dialogia, [s. l.], n. 40, p. e21751-e21751, 2022. DOI: https://doi.org/10.5585/40.2022.21751

WING, Jeannette. Computational thinking’s influence on research and education for all. Italian Journal of Educational Technology, Gênova, v. 25, n. 2, p. 7-14, 2017. https://doi.org/10.17471/2499-4324/922.

Downloads

Publicado

2024-11-26

Como Citar

Cavedini, P., & Pires Bencke, G. C. (2024). Pensamento computacional na educação infantil: articulando saberes entre os campos de experiência. Caderno Marista De Educação, 15(1), e45852. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.45852

Edição

Seção

Dossiê Temático: Prêmio Educador Inovador 2023