Conexões literárias
construindo pontes de aprendizagens para a vida
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.45846Palavras-chave:
multiletramentos, TDICs, gêneros textuais, empreendedorismo, projeto de vidaResumo
Este relato apresenta o processo e os resultados do projeto “Conexões Literárias – Construindo Pontes de Aprendizagens para a vida”, que estimula o pensamento criativo-lógico e crítico dos estudantes com a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), não somente no âmbito escolar, mas também atendendo crianças de uma instituição filantrópica de apoio à criança com Câncer, fomentando o empreendedorismo e projeto de vida. Esse projeto utilizou as tecnologias digitais de forma integrada ao conteúdo curricular, com ênfase nos gêneros textuais e educação financeira, fundamentando-se teoricamente em documentos basilares da educação brasileira e em autores que desenvolveram pesquisas das áreas de letramento, multiletramentos e das TDICs.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CARMELINO, Ana Cristina. Humor, multimodalidade e hibridismo: elementos característicos do gênero guia. Intersecções, Jundiaí, ano 6, n. 2, p. 68-88, nov. 2013.
FERRARI, Ana Claudia; MACHADO, Daniela; OCHS, Mariana. Guia da Educação Midiática. 1. ed. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.
FONSECA, Vitor da. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. Petrópolis: Vozes; 2008.
LIBERALI, Fernanda Coelho. Multiletramento engajado na prática do bem viver. Linguagem em discurso, [s. l.], v. 22, n. 1, p. 125-145, 2022. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4017-220109-8421. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/KmYMbTKgh4MLvKvqMBMCQRk/?lang=pt#. Acesso em: 21 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-220109-8421
LIGOCKI, Carolina Simões Lopes. LUNES, Silvana Maria Silva. Programa Oficina das finanças na escola. São Paulo: FTD; 2021.
FRANCISCO, Antônio; CASTRO, José. Meu amigo paladar. Natal: Comunique, 2016.
GUIMARÃES, Glaucia; CORRÊA, Ligia Karam de Magalhães; BARRETO, Raquel Goulart. Textos Multimidiáticos na Escola. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 33., 2010, Caxambu. Anais [...]. Caxambu: ANPED, 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br. Acesso em: 21 mar. 2024.
ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
União Marista do Brasil. Matrizes Curriculares de educação básica do Brasil Marista: linguagens, códigos e suas tecnologias. Organizador: União Marista do Brasil. Curitiba: Pucpress, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.