Eu sou Diferente
Valorizar as diferenças que fazem cada ser único e especial
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.45749Palavras-chave:
diferenças, rodas de conversa, lúdico, bullying, convivência sadia.Resumo
O primeiro dia de aula é geralmente marcado com experiências significativas, sendo o início de uma jornada de conhecimento de si e do outro. Essa vivência motivou a realização do projeto “Eu sou diferente!". A sua execução se deu a partir de dinâmica de acolhida, para promover a discussão sobre a aceitação das diferenças. Fizeram parte do projeto, diversas atividades lúdicas, que possibilitam aos pequenos compreenderem que as diferenças, não devem ser motivo para segregar, excluir, inferiorizar. O projeto permitiu trabalhar temas como racismo, bullying, discriminação da deficiência física ou intelectual, promovendo assim uma convivência amistosa entre a turma
Palavras-chave: Diferenças; Rodas de conversa; lúdico; Bullying; Convivência sadia.
Downloads
Referências
ADAMS, Fernanda Welter. A percepção de professores de ciências frente aos desafios no processo de ensino e aprendizagem de alunos público-alvo da educação especial. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 3, p. 1-23, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v5n3.11519
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96. Brasília: Presidência da República, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Presidência da República, 2018.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Classes, raças e democracia. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.
SANTOS, Maria Antonieta Rocha dos. Interseccionalidade(S): um não lugar na formação em Serviço Social. 192 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.
UNESCO. Declaração mundial sobre educação para todos e plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, Tailândia: UNESCO, 1990.
UNESCO. Declaração de Salamanca: sobre princípios, política e prática em educação especial, de 10 de junho de 1994. Salamanca: UNESCO, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.