Uma experiência, um acontecimento e uma escola rural
DOI:
https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.45746Palavras-chave:
cultura, acessibilidade à arte, escola, protagonismo, experiênciaResumo
Fundamentado na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), a prática nasce a partir da urgência em garantir acessibilidade à arte, mesmo em regiões mais remotas. Vislumbrando uma experiência significativa que garanta o direito de todo cidadão à cultura, o presente estudo traz um projeto para além das fronteiras escolares a fim de contribuir para um desenvolvimento pessoal, artístico e social. Lançando luz às teorias de Bondía (2002), um diálogo entre estudantes da escola social e rural foi oportunizado por meio da produção de um espetáculo artístico para a comunidade e de oficinas culturais.
Downloads
Referências
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência do saber e o saber da experiência. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 22-28, jan. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Congresso Nacional, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães et al. Linguística textual e argumentação. Campinas: Pontes, 2020.
IBGE. SIIC - Sistema de Informações e Indicadores Culturais. Brasília: IBGE, 2018. Disponível em: https:// www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/cultura- -recreacao-e-esporte/9388-indicadores-culturais.html?edicao=26232&t=downloads. Acesso em: 5 abr. 2024.
IPEA. Texto para discussão / Perspectivas e trajetória recente da área da cultura: nota temática do catálogo de políticas públicas. Brasília: IPEA. 2023. Dipsnível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11812/1/ TD_2856_web.pdf. Acesso em: 04 set 2024.. DOI: https://doi.org/10.38116/td2856
MASSON, T. J; MIRANDA, L. F; MUNHOZ JR., A. H; CASTANHEIRA, A. M. P. Metodologia de ensino: Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 40., 2012, Belém do Pará. Anais [...]. Belém do Pará: CO-BENGE, set. 2012.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: ONU, 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/ brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 22 mar. 2024.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Matrizes curriculares de educação básica do Brasil Marista: linguagens, códigos e suas tecnologias. Organizador: União Marista do Brasil. Curitiba: PUCPRESS. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caderno Marista de Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.