A utilização da geometria na habitação popular: da planta baixa à edificação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.45738

Palavras-chave:

modelagem matemática, aprendizagem significativa, geometria.

Resumo

É um grande desafio fazer o aluno compreender o seu papel social, juntamente com a importância da Matemática no dia a dia. Como suporte teórico principal da pesquisa tem-se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). O projeto ocorreu na Escola Marista Santa Marta, nas turmas de oitavo ano, visando um melhor entendimento sobre área e perímetro. Para isso, foi solicitada a elaboração de plantas baixas e, em grupos, eles tiveram que escolher uma delas para edificar a casa. Por fim, percebe-se que é preciso ir além do óbvio e mostrar que a Matemática está presente cotidianamente. 

 

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Biografia do Autor

Natália Silveira Pahim, Escola Marista Santa Marta, Santa Maria, RS, Brasil.

Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), no Polo EAD Santa Maria, RS, Brasil. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria, RS, Brasil. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UNIFRA, Edital 61/2013 (2014-2017), com atuação no Colégio Municipal Adelmo Simas Genro, Santa Maria, RS, estagiária na empresa SCALIFRA-ZN (06/2016 - 06/2018), bolsista do programa Residência Pedagógica, vínculo UFN, com atuação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobom, Santa Maria,RS (08/2018 - 12/2018), além de monitora de Matemática no programa Novo Mais Educação (09/2018 - 12/2018) com atuação na Escola Estadual Dom Antônio Reis, Santa Maria, RS. Professora de Matemática na Escola Marista Santa Marta, em Santa Maria, RS. Brasil. 

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

Silveira Pahim, N. (2024). A utilização da geometria na habitação popular: da planta baixa à edificação. Caderno Marista De Educação, 15(1), e45738. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2024.1.45738

Edição

Seção

Dossiê Temático: Prêmio Educador Inovador 2023