Multimodalidade na sala de aula de inglês
Palavras-chave:
multimodality, classroom, grammar of visual design, multimodal communicative competenceResumo
Devido à crescente natureza multimodal da comunicação no mundo globalizado e culturalmente diverso de hoje (Christie, 2005), é fundamental que dediquemos atenção na sala de aula à maneira como recursos semióticos (van Leeuwen, 2005) além da linguagem verbal têm sido utilizados para criar identidades e posicionar as pessoas socialmente, especialmente pelo fato de que a escola desempenha - ou deveria desempenhar - um papel vital no desenvolvimento das pessoas nos âmbitos individual, social, cultural e político. Neste artigo, contextualizo o trabalho com imagens e apresento metalinguagem da Gramática Visual (Kress & van Leeuwen, 2006) a fim de capacitar professores para desenvolverem atividades que promovam a ‘competência comunicativa multimodal’ de seus alunos (Royce, 2007; Heberle, 2010). Além disso, analiso um cartaz de filme com o objetivo de colocar a teoria apresentada em prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.