Multimodalidade na sala de aula de inglês

Autores

  • Fábio Bezerra Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

multimodality, classroom, grammar of visual design, multimodal communicative competence

Resumo

Devido à crescente natureza multimodal da comunicação no mundo globalizado e culturalmente diverso de hoje (Christie, 2005), é fundamental que dediquemos atenção na sala de aula à maneira como recursos semióticos (van Leeuwen, 2005) além da linguagem verbal têm sido utilizados para criar identidades e posicionar as pessoas socialmente, especialmente pelo fato de que a escola desempenha - ou deveria desempenhar - um papel vital no desenvolvimento das pessoas nos âmbitos individual, social, cultural e político. Neste artigo, contextualizo o trabalho com imagens e apresento metalinguagem da Gramática Visual (Kress & van Leeuwen, 2006) a fim de capacitar professores para desenvolverem atividades que promovam a ‘competência comunicativa multimodal’ de seus alunos (Royce, 2007; Heberle, 2010). Além disso, analiso um cartaz de filme com o objetivo de colocar a teoria apresentada em prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Bezerra, Universidade Federal de Santa Catarina

I'm currently in the last year of my doctorate in English and Applied Linguistics at Universidade Federal de Santa Catarina and my PhD in Linguistics at the University of Sydney (cotutelle).

Downloads

Publicado

2012-03-30

Como Citar

Bezerra, F. (2012). Multimodalidade na sala de aula de inglês. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 2(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/belt/article/view/9671

Edição

Seção

Artigos