Teorias linguísticas e ensino de língua estrangeira
Perspectivas para o ensino do aspecto perfect a aprendizes brasileiros de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2020.2.39904Palavras-chave:
aspecto, perfect, teorias linguísticas, ensino de língua estrangeiraResumo
O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para o ensino do perfect no contexto de inglês como língua estrangeira. O objetivo específico é avaliar a aplicabilidade de um conjunto de atividades referente ao ensino do perfect. As perguntas de pesquisa são: (a) como o entendimento consciente da categoria de aspecto colabora para o desenvolvimento da competência linguístico-discursiva de aprendizes de inglês?; e (b) quais estratégias podem ser utilizadas na aula de inglês para abordar o aspecto perfect? A metodologia consiste na análise de uma atividade desenvolvida para alunos de nível intermediário na língua inglesa. A análise dos resultados aponta a produtividade de se trabalhar com tal aspecto nesse nível, por meio de exercícios de parafraseamento e de análise sintático-semântica.
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