Teorias linguísticas e ensino de língua estrangeira

Perspectivas para o ensino do aspecto perfect a aprendizes brasileiros de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2020.2.39904

Palavras-chave:

aspecto, perfect, teorias linguísticas, ensino de língua estrangeira

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é contribuir para o ensino do perfect no contexto de inglês como língua estrangeira. O objetivo específico é avaliar a aplicabilidade de um conjunto de atividades referente ao ensino do perfect. As perguntas de pesquisa são: (a) como o entendimento consciente da categoria de aspecto colabora para o desenvolvimento da competência linguístico-discursiva de aprendizes de inglês?; e (b) quais estratégias podem ser utilizadas na aula de inglês para abordar o aspecto perfect? A metodologia consiste na análise de uma atividade desenvolvida para alunos de nível intermediário na língua inglesa. A análise dos resultados aponta a produtividade de se trabalhar com tal aspecto nesse nível, por meio de exercícios de parafraseamento e de análise sintático-semântica.

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Biografia do Autor

Matheus Gomes Alves , Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestrando em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; licenciado em Letras Português-Inglês pela mesma instituição.

Fernanda Costa da Silva Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Mestranda em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; licenciada em Letras Português-Inglês pela mesma instituição.

Juliana Barros Nespoli, Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), Volta Redonda, RJ, Brasil.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil; professora do Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB), em Volta Redonda, RJ, Brasil.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Gomes Alves , M. ., Costa da Silva Machado, F., & Barros Nespoli, J. (2020). Teorias linguísticas e ensino de língua estrangeira: Perspectivas para o ensino do aspecto perfect a aprendizes brasileiros de língua inglesa. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 11(2), e39904. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2020.2.39904

Edição

Seção

Artigos