Atividade Social e desencapsulação da aprendizagem sob um viés multimodal no ensino de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2021.1.39671Palavras-chave:
atividade social, multimodalidade, desencapsulação da aprendizagem, prática interdisciplinarResumo
Buscando tornar práticas de aprendizagem de línguas mais próximas da vida dos estudantes, estudos relacionados à Atividade Social (Liverali, 2009), sob a perspectiva da Teoria da Atividade (Engestrom, 1999), vem ocupando espaço atualmente (Larré, 2018; Silva, 2017; Zanella, 2017). Do mesmo modo, como uma necessidade emergente do contexto neste artigo descrito, e também de nossa sociedade como um todo, a educação ambiental tornou-se necessária, juntamente com práticas interdisciplinares, presentes em documentos oficiais do governo brasileiro. Além disso, no século XXI, com os avanços das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), a Pedagogia dos Multiletramentos (Cope & Kalantzis, 2001) se tornou cada vez mais presente dentro de sala de aula, por meio da comunicação, redes sociais, vídeos e imagens, por exemplo. Por esse viés, o objetivo deste artigo é analisar os resultados de uma intervenção pedagógica, com foco em educação ambiental, sob uma perspectiva multimodal, desenvolvida em uma escola estadual. Após terem contato com aulas sobre conscientização planetária nas aulas de língua inglesa, os alunos customizaram sacolas ecológicas interdisciplinarmente com a professora de Artes. As produções foram analisadas levando em consideração escolhas multimodais feitas ao construírem sentido a partir de diferentes meios multisemióticos e, também, como a desencapsulação da aprendizagem ocorreu durante esse processo. Os resultados indicam que os alunos foram capazes de atingir sinestesia em suas produções multimodais, combinando meios linguísticos, visuais, gestuais e espaciais. Ademais, a desencapsulação da aprendizagem ocorreu quando os estudantes utilizaram o conhecimento ambiental adquirido não somente cruzando barreiras dentro da escola, mas também ultrapassando seus muros.
Downloads
Referências
Belloni, M. L. (2001). Educação a distância. Autores Associados.
Bezerra, F. (2011). Multimodality in the EFL classroom. Belt journal, 2(2), 167-177. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/belt/article/download/9671/7551/.
Brasil. (1988). Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988.
Brasil. (1999). Políticas Nacionais de Educação Ambiental – PNEA. Diário Oficial da República Federativa do Brasil.
Brasil. (2005). Programa Nacional de Educação Ambiental – PRONEA (3. ed). Ministério do Meio Ambiente.
Brasil. (2013). Anuário Brasileiro da Educação Básica. Todos pela educação. Ed. Moderna.
Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação infantil e ensino fundamental. MEC/Secretaria de Educação Básica.
Brener, F. M. (2018). Práticas de letramentos literários multimodais na formação do professor. [Doctoral dissertation, Universidade Estadual de Maringá]. UEM Campus Repository. http://www.ple.uem.br/defesas/def_fernanda_machado_brener_do.html
Castanha, M. (2008). A linguagem visual no livro sem texto. In Oliveira, I. de (Org.), O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador (pp.141-161). DCL.
Cope, B., & Kalantzis, M. (2009). A grammar of multimodality. The international journal of learning, 16(2), 361-426. http://www.learning-journal.com
Cope, B., & Kalantziz, M. (Eds.). (2000). Multiliteracies. Literary learning and the design of social futures. Routledge.
Cristovão, V. L., Radi, A. J., & Santana, P. A. (2016). O uso da língua inglesa como instrumento para a educação ambiental na formação profissional. Revista Interfaces, 7(3), 97-115. https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4617
Cruz, N. P. (2009). Narrativas visuais: múltiplos olhares, leituras plurais [Dissertação de mestrado, Universidade De Santa Cruz Do Sul]. http://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/464/1/nelmacruz.pdf
Crystal, D. (2003). English as a global language. Cambridge University Press.
Cunha, A. C. (2005). Livro de imagem: aprender a ver para aprender a ler [Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Pernambuco]. http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/7978/arquivo8404_1.pdf?sequence=1&isallowed=y
Dias, G. F. (1991). Educação ambiental: princípios e práticas (8. ed.). Gaia.
Elliott, J. (1991). Action Research for Educational Change. Open University Press.
Engestrom, Y. (2002). Aprendizagem por expansão na prática: em busca de uma reconceituação a partir da teoria da atividade. Cadernos De Educação, 19, 31-64.
Engestrom, Y., Miettinen, R., & Punamaki, R. L. (1999). Perspectives on activity theory. Cambridge University Press.
Ervin-Tripp, S. (1973 [1954]). Identification and bilingualism. In S. Ervin-Tripp (Ed.), Language Acquisition and Communicative Choice (pp. 433-453). Stanford University Press.
Ferreira, C. C. (2019). Encantamento e reflexões à luz do imagético: a narrativa visual na contação de histórias. In Miranda, C. V. M., & Ferreira, C. C. (Eds.), Reflexões, diálogos e perspectivas sobre literatura e ensino (pp. 129-164). Pontes.
Fracalanza, H. (2004). As pesquisas sobre educação ambiental no brasil e as escolas: alguns comentários preliminares. In Tablieber, J. E. & Guerra, A. F. S. (Eds.), Pesquisa em educação ambiental (pp. 55-77). UFPEL.
Heberle, V. (2010). Multimodal literacy for teenage EFL students. Caderno de letras (UFRJ), (27), 101-116. https://www.researchgate.net/publication/293183989_Multimodal_literacy_for_teenage_EFL_students
Heinich, R.; Molenda, M., Russell, J. D., & Smaldino, S. E. (1999). Instructional media and technologies for learning (6. ed.). Prentice-Hall.
Holzman, L. (2010). Vygotsky & Creativity: a cultural-historical approach to play, meaning-making and the arts. Peter Lang Publishers.
Kress, G., & Van Leeuwen, T. (2010). Reading images: the grammar of visual design (2. ed.). Routledge.
Kumaravadivelu, B. (2005). Understanding language teaching: from method to postmethod. Routledge.
Larré, J. (2018). Atividade social acadêmica no ensino de língua inglesa on-line: o que os aprendizes nos dizem sobre isso? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 18(3), 531-560.
Lave, J., & Wenger, E. (1991). Situated Learning: Legitimate Peripheral Participation. Cambridge University Press.
Leffa, V. J. (1999). O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, (4), 13-24.
Leffa, V. J., & Irala, V. B. (2014). O ensino de outra(s) língua(s) na contemporaneidade: questões conceituais e metodológicas. In Vilson J. Leffa; Valesca B. Irala (Eds.), Uma espiadinha na sala de aula: ensinando línguas adicionais no Brasil (pp. 21-48). Educat.
Leontiev, A. N. (1983). Actividad, conciencia, personalidad. Editorial Pueblo Y Educación.
Libâneo, J. C. (2004). A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar Em Revista, (24), 113-147.
Liberali, C. F., Magalhães, M. C. C, Meaney, M. C, Santiago, C., Canuto, M, & Santos, J. A. A. Dos. (2015). Projeto digit-m-ed brasil: uma proposta de desencapsulação da aprendizagem escolar por meio dos multiletramentos. Revista Prolíngua, 10(3), 2-17.
Liberali, F. C. (2009). Atividade social nas aulas de língua estrangeira. Moderna.
Lück, H. (2003). Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos (11. ed.). Vozes.
Marx, K. (1989). Manuscritos econômicos-filosóficos. In Fernandes, F. (Ed.), Marx E Engels: história (pp. 147-181). Ática.
Miranda, C., & Ferreira, C C. (Eds.). (2019). Reflexões, diálogos e perspectivas sobre literatura e ensino. Pontes Editores.
Miranda, F, Miranda, J, & Ravaglia, R. (2010). Abordagem interdisciplinar em educação ambiental. Revista Práxis, ano II, (4), 11-16.
Miranda-Zinni, A. V., & Weiler, S. (2011). Produção oral e performance: uma forma de aprender novas formas de pensar e agir no mundo. In Cano, M. R. De O. (coord.); Liberali, F. C. (Ed.), A reflexão e a prática no ensino: inglês (v. 2, pp. 97-111). Blucher.
New London Group. (2006). A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Routledge.
Oliveira, I. De (Ed.). (2008). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. DCL.
Oliveira, M. B. F. De, & Szundy, P. T. C. (2014). Práticas de multiletramentos na escola: por uma educação responsiva à contemporaneidade. Revista Bakhtiniana, 9(2), 113-146.
Piaget, J. (1980). The psychogenesis of knowledge and its epistemological significance. In M. Piatelli-Palmarini (Ed.), Language And Learning (pp. 23-34). Harvard University Press.
Rezende, V. A. (2013). A dimensão ambiental na educação de jovens e adultos: possibilidades e desafios. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 67-76. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.2542
Richter, C. L. (2015). O ensino da língua inglesa à luz de atividades sociais na esfera acadêmica local: quando a linguagem, a língua e a universidade encontram-se para oferecer escolhas ao aluno da graduação [Dissertação de mestrado, Universidade Federal De Pernambuco].
Rodrigues, M. L. C. (2012). A narrativa visual na literatura infantil brasileira: histórico e leituras analíticas. Univille.
Royce, T. (2007). Multimodal communicative competence in second language contexts. In Royce, T., & Bowcher, W. (Ed.), New directions in the analysis of multimodal discourse (pp. 361-403). Lawrence Erlbaum.
Sannino, A., Daniels, H., & Gutiérrez, K. (2009). Learning and expanding with activity theory. Cambridge University Press.
Silva, S. A. S. (2017). Atividade social e multiletramentos: aprendizagem não encapsulada de conceitos na relação escola e sociedade [Doctoral dissertation, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. PUCSP Campus Repository. https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/19937.
Skinner, B. F. (1978). Reflections on behaviorism and society. Prentice-Hall.
Sousa, G. L. De., Medeiros, B. A., Mendonça, F. J. S. L., & Oliveira, I. P. (2011). A importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, 4(1), 1-17.
Tilio, R. (2014). Língua estrangeira moderna na escola pública: possibilidades e desafios. Educação Real, 39(3), 925-944.
Tripp, D. (2005). Action research: a methodological introduction. Educação e Pesquisa, 31(3), 443-466.
UN (1972). Stockholm declaration on the human environment. In Report of The United Nations Conference On The Human Environment.
UNESCO-UNEP. (1976). The Belgrade Charter: a global framework for environmental education. UNESCO.
Vygotsky, L. S. (1984). A formação social da mente. Martins Fontes.
Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society. Harvard University Press.
Wileman, R. E. (1993). Visual communicating. Educational Technology Publications.
Zavala, V. (2018). Language as social practice: deconstructing boundaries in intercultural bilingual education. Trabalhos Em Linguística Aplicada, 57(3), 1313-1338. Https://doi.org/10.1590/010318138653255423542
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.