As oficinas e o festival de cultura e música brasileira da Universidade de Glasgow como iniciativa de promoção e integração cultural
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33236Palavras-chave:
Música popular brasileira, ensino de português como língua adicional, letramento literomusical, canção como gênero discursivo.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e refletir sobre o projeto “Oficinas de Cultura e Música Brasileira”, realizado entre 2015 e 2016 pelo programa de português da Universidade de Glasgow. Motivado pelo interesse dos alunos de português pela canção brasileira e pelo reconhecimento da sua riqueza cultural e seu potencial pedagógico (Barbosa (2001), Hermeto (2012), Coelho de Souza (2014)), o projeto concentrou-se em elementos musicais, culturais, históricos, artísticos e interculturais da música popular brasileira durante sete encontros e o festival. As oficinas e o festival atraíram um público bastante variado, recebendo resposta positiva dos participantes, com potencial de gerar impacto positivo para a universidade, o departamento de línguas e o programa de português. Com este trabalho, esperamos contribuir para a discussão e a efetiva implementação de iniciativas que promovam a difusão da língua portuguesa e das culturas lusófonas e que busquem fomentar o interesse pelo estudo da língua.
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