Os problemas no ensino e na aprendizagem dos tempos passados do modo indicativo da língua portuguesa: o caso dos alunos polacos
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33210Palabras clave:
Tempos passados, Ensino de Português Língua Estrangeira, Didática.Resumen
No artigo, pretende-se indicar alguns problemas no ensino e na aprendizagem dos tempos passados portugueses no caso dos alunos polacos. Em primeiro lugar, no estudo, apresentar-se-ão algumas questões relacionadas com a categoria de tempo e a categoria de aspeto na língua polaca e na língua portuguesa. Destacar-se-ão as diferenças básicas nos dois sistemas que podem dificultar o processo da aquisição dos tempos passados portugueses pelos estudantes polacos. Simultaneamente, analisar-se-ão algumas gramáticas e manuais de Português Língua Estrangeira publicados em Portugal. O objetivo da análise mencionada será verificar se a matéria relativa aos tempos passados permite os alunos sistematizarem as informações referentes aos tempos passados portugueses.
Descargas
Citas
Avelar, A., Dias, H. B. M., Grosso, M. J., & Meira, M. J. (1993). Lusofonia: Curso básico de Português língua estrangeira. Lisboa: Lidel.
Avelar, A. & Dias, H. M. (1995). Lusofonia curso avançado de Português língua estrangeira. Lisboa: Lidel.
Bayan Ferreira, A. M. & Bayan, H. J. (2011). Na onda do Português 1.
Lisboa: Lidel.
Coimbra, I. & Coimbra, O. M. (1997). Português sem fronteiras 2. Lisboa: Lidel.
Coimbra, I. & Coimbra, O. M. (2011). Gramática ativa 1. Lisboa: Lidel.
Coimbra Leite, I. & Coimbra, O. M. (1989). Português sem fronteiras 1. Lisboa: Lidel.
Comrie, B. (1976). Aspect: An introduction to the study of verbal aspect and related problems. Cambridge: CUP.
Duarte, G. (2016). Histórias de bolso. Lisboa: Lidel.
Hlibowicka-Węglarz, B. (1998). Processos de expressão do aspecto na língua portuguesa. Lublin: Wydawnictwo Uniwersytetu Marii Curie Skłodowskiej.
Leiria, I. (1991). Aquisição por falantes de português-europeu língua não materna dos aspectos verbais expressos pelos Pretéritos Perfeito e Imperfeito (Dissertação de mestrado). Lisboa: FLUL.
https://doi.org/10.11606/d.8.2011.tde-16052013-114159
Melo Rosa, L. (2011). Vamos lá começar! Explicações e exercícios de gramática, níveis de iniciação e elementar (A1/A2). Lisboa: Lidel.
Oliveira, F. (1992). Algumas questões sobre tempo e aspecto. Lisboa: FLUL.
Oliveira, C., Ballmann, M. J., & Coelho, M. L. (2006). Aprender Português: Curso inicial de língua Portuguesa para estrangeiros, níveis A1/A2. Lisboa: Texto Editores.
Oliveira, C. & Coelho, M. L. (2007). Aprender português 2: Curso elementar de Língua Portuguesa para estrangeiros, nível B1. Lisboa: Texto Editores.
Tavares, A. (2011). Português XXI, nível A1. Lisboa: Lidel.
Tavares, A. (2012). Português XXI, nível A2. Lisboa: Lidel.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.