Modelo didático do gênero artigo científico: um contributo para o ensino do Português como Língua Adicional
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33154Palavras-chave:
Interacionismo Sociodiscursivo, Português como Língua Adicional, Modelo didático, Artigo científico.Resumo
Neste artigo, apresentamos um modelo didático do gênero artigo científico, destinado a orientar a intervenção dos professores no ensino do Português como Língua Adicional no contexto acadêmico português. Para tal, tendo como base o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, [1997]1999) e os princípios da Didática dos Gêneros (Dolz & Schneuwly, 2004), fazemos uma análise textual descritiva de dez exemplares que se inscrevem no gênero, seguindo-se o modelo didático, no qual sistematizamos as características sociais, contextuais e composicionais do artigo científico. Com esta proposta, sublinhamos a importância do desenvolvimento de dispositivos de didatização que facultem a apropriação de gêneros acadêmicos, como é o caso do artigo científico, e demonstra-se que o uso dos gêneros no ensino do Português como Língua Adicional possibilita a aprendizagem da língua nas suas diferentes esferas de utilização.
Downloads
Referências
Adam, J. M. (2008). A linguística textual: Introdução à análise textual dos discursos. São Paulo: Cortez.
Bronckart, J. P. (1996). Genres de textes, types de discours et opérations psycholinguistiques. Voies livres, (78), 1-20.
Bronckart, J. P. (1999). Atividade de linguagem, textos e discursos: Por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC.
Bronckart, J. P. (2004). Les genres de textes et leur contribution au développement psychologique. Langages, (153), 98-108.
https://doi.org/10.18309/anp.v1i8.359
Bronckart, J. P. (2010). La vie des signes en questions: des textes aux langues et retour. In A. M. Brito, F. Silva, J. Veloso, & Fiéis, A. (Eds.), Textos seleccionados do 25º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (pp. 11-40). Porto: APL.
https://doi.org/10.3406/lgge.2004.938
Buescu, H. C., Maia, L. C., Silva, M. G., & Rocha, M. R. (Orgs.) (2014). Programa e metas curriculares de Português: Ensino secundário. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.
Buescu, H. C., Morais, J., Rocha, M. R., & Magalhães V. F. (2015). Programa e metas curriculares de Português do ensino básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência.
Coutinho, M. A. (2004). Organizadores textuais: Entre língua, discurso e gênero. In F. Oliveira, & I. M. Duarte (Orgs.), Da língua e do discurso (pp. 283-298). Porto: Campo das Letras.
Coutinho, M. A. (2006). O texto como objecto empírico: Consequências e desafios para a linguística. Veredas: Revista de Estudos Linguísticos, 10(1-2).
Recuperado de: http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo076.pdf
Coutinho, M. A. (2008). Marcadores discursivos e tipos de discurso. Estudos Linguísticos, 2, 193-210.
Coutinho, M. A. (s.d.). Gêneros de texto: Noção teórica e ferramenta didática.
Recuperado de http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Formacao/es_conf_generos_texto_ac.pdf
Corno, G. O. M. D. (2001). O papel da pragmática na análise do livro didático para o ensino comunicativo de português do Brasil para estrangeiros (Dissertação de mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
https://doi.org/10.29289/259453942018v28s1059
De Pietro, J. F., Erard, S., & Kaneman-Pougatch, M. (1996). Un modèle didactique du “débat”: De l’objet social à la pratique scolaire. Enjeux, 39/40, 100-129.
Gonçalves, M. (2011). Espécie de texto: Contributo para a caraterização do sítio web. Hipertextus Revista Digital, (7), 1-12.
Miranda, F. (2008). Gêneros de texto e tipos de discurso na perspetiva do interacionismo sociodiscursivo: Que relações? Estudos Linguísticos, (1), 81-100.
Schneuwly, B. & Joaquim, D. (1999). Os gêneros escolares: Das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação, (11), 5-16.
Schneuwly, B. & Joaquim, D. (2004). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras.
Schoffen, J. R. (2009). Gênero do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no exame CELPE-Bras (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
https://doi.org/10.29289/259453942018v28s1059
Silva, P. N. (2016). Gênero, conteúdos e segmentação: Em busca do plano de texto. Diacrítica, 30(1), 181-224.
Voloshinov, V. N. (1977). Le marxisme et la philosophie du langage. Paris: Minuit.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.