Aprendizagem de inglês na terceira idade: uma análise de fatores motivacionais e de estratégias de aprendizagem da língua

Autores

  • Vítor Romário Monticelli Garcia Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28264

Palavras-chave:

idoso, ILE, estratégias de aprendizado da língua, motivação.

Resumo

Este estudo investiga os fatores motivacionais e estratégias de aprendizagem de língua envolvidos no processo de aprendizagem do inglês como língua estrangeira (EFL) em idosos. A taxonomia das estratégias desenvolvida por Oxford (1990) é adotada, bem como discussões sobre motivação na prendizagem de línguas. Vinte e cinco (25) alunos idosos participaram dessa pesquisa. Três instrumentos foram aplicados para coleta de dados, (i) um teste de nivelamento; (ii) um questionário de conhecimentos;(iii) e uma versão traduzida do Inventário Estratégico para Aprendizado de Línguas (SILL), proposto por Oxford (1990). Os resultados identificaram 11 estratégias usadas mais frequentemente, a maioria estratégias metacognitivas. Os resultados também mostram que aprender inglês, viajar e socializar são fatores
motivacionais neste grupo. Este artigo pode contribuir para pesquisadores e professores de inglês e estudantes idosos ao descrever algumas características sobre os recursos da aprendizagem de inglês como língua estrangeira em idosos
em relação a estratégias linguísticas e aspectos motivacionais.

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Biografia do Autor

Vítor Romário Monticelli Garcia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando em linguística; bolsista CAPES.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Garcia, V. R. M. (2017). Aprendizagem de inglês na terceira idade: uma análise de fatores motivacionais e de estratégias de aprendizagem da língua. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 8(2), 234–256. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28264

Edição

Seção

Artigos