Aprendendo língua inglesa através de grupo de Facebook: atividades de desenvolvimento de habilidades orais
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28205Palavras-chave:
aprendendo língua, aprendendo inglês, habilidade oral, grupo Facebook, ferramentas Web2.0.Resumo
Os sites de redes sociais, embora não inicialmente projetados para fins educacionais, já tiveram uma presença em contextos educacionais. Em particular, o potencial do Facebook (FB) e do seu Grupo Fechado como ferramenta para o aprendizado de língua foi analisado por vários estudos, embora a maioria pareça limitar seu alcance ao uso do Facebook para desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Este artigo busca investigar potenciais atividades complementares que podem ser realizadas em conexão com um Grupo Fechado do Facebook, usando ferramentas de acesso livre para auxiliar no desenvolvimento de habilidades orais em um ambiente de aprendizagem de inglês em nível de escola primária. As ferramentas selecionadas foram avaliadas, testadas e integradas a um grupo fechado no Facebook, no âmbito do tópico “países de língua inglesa”.
Downloads
Referências
Alemi, Minoo. 2016. General Impacts of Integrating Advanced and Modern Technologies on Teaching English as a Foreign Language. International Journal on Integrating Technology in Education, 5(1), p. 13-26.
Aydin, Selami. 2012. A review of research on Facebook as an educational environment. Education Tech Research Development, 60 (1093). 10.1007/s11423-012-9260-7
Barnes, John 1954, Class and committees in a Norwegian Island Parish. Human Relations, 7, p. 39-58.
Blattner Geráldine & Fiori, Melissa. 2009. Facebook in the Language Classroom: Promises and Possibilities. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 6(1). Chiroma Haruma, Shuib, Nor Liyana Mohd, Abubakar, Adamu, Zeki Akram, Gital,
Abdulsalam, Herawan, Tutut, Abawajy, Jemal 2016. Advances in Teaching and Learning on Facebook in Higher Institutions. IEEE Access 6. 10.1109/ACCESS.2016.2643682
Ekoc, Arzu 2014. Facebook Groups and as Supporting Tool for Language Classrooms. Turkish Online Journal of Distance Education, 15(3).
Manca, Stefania, Ranieri, Maria 2013. Is it a tool suitable for learning? A critical review of the literature on Facebook as a technology-enhanced learning environment, Journal of Computer Assisted Learning, 29(6), p. 487-504.
Ponte, Carla, Canelas, Regina, 2013, Potencialidades Educativas do Facebook na Aprendizagem não-formal da Língua Inglesa, Internet Latent Corpus Journal, 3(1), p. 35-48.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.