Diversidade linguística na universidade pública: um estudo desvelador de estratégias de dominação para a área de política linguística
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.1.26890Palavras-chave:
políticas linguísticas, diversidade, universidades pública, sertão paraibano.Resumo
Pesquisas sobre política linguística têm sido crescente alvo de discussões no ambiente acadêmico. Neste contexto, adoto a dimensão de crenças e gerenciamento do modelo de Spolsky (2004; 2009, 2012) e a noção de dispositivos/mecanismos políticos na perspectiva de Shohamy (2006) para analisar discursos de alunos e professores universitários sobre diversidade linguística. Os instrumentos de coleta de dados usados foram o estudo exploratório e a observação participante, entrevista com professores, e questionário com os estudantes. É uma pesquisa predominantementede cunho qualitativo, cujo objetivo principal foi identificar crenças sobre a diversidade linguística e possíveis estratégias discursivas de dominação. Os discursos revelaram divisões de percepções sobre diversidade linguística e sotaques e os participantes responderam quase unanimemente que já sofreram preconceito linguístico. No entanto, a maior contribuição deste trabalho foi no tocante à identificação de estratégias discursivas de dominação: o sarcasmo, a associação linguística à condição social da região e a repetição.
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