Foco na forma e o ensino de Inglês como L2/L3
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.1.26719Palavras-chave:
foco na forma, aprendizagem de L3, plurilíngues.Resumo
Semelhanças gramaticais e lexicais entre as línguas podem ajudar a promover a aprendizagem de línguas por adultos. No entanto, mesmo quando recebem muito input na L2, os aprendizes podem não perceber certas semelhanças e diferenças entre sua L1 e a L2 em sala de aula se a estrutura linguística não for saliente. O objetivo deste artigo é discutir os benefícios de fazer comparações gramaticais e lexicais entre as línguas, assim como é proposto no Projeto EuroCom, e a importância de usar Instrução com Foco no Significado e na Forma com feedback corretivo ao ensinar aprendizes de L3, com base em diferentes estudos realizados com plurilíngues. Quanto mais os aprendizes brasileiros de inglês como segunda ou terceira língua perceberem as semelhanças entre inglês, espanhol e português, mais proveito tirarão de seu conhecimento linguístico prévio, facilitando o processo de aprendizagem da L3.
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